Frio intenso. Os campos amanheceram brancos da geada dessa noite, o que na verdade deixa o nosso inverno mais bonito e atraente
Hoje tivemos frio muito intenso, as menores temperaturas do ano no estado, conforme a Somar Meteorologia.
– Quaraí (-3,2°C)
– Dom Pedrito (-1,7°C)
– Uruguaiana (-0,6°C)
– Alegrete (-0,4°C)
– São Gabriel (-0,2°C)
Os campos amanheceram brancos da geada dessa noite, o que na verdade deixa o nosso inverno mais bonito e atraente.
O que nos resta é um fogo na lareira, um bom fogo de chão no galpão, uma estufa pra aliviar a sensação fria, nos vestirmos com muita roupa, não esquecendo de proteger nossas mãos com luvas e nossa cabeça com touca. Muito chimarrão para aquecer nosso corpo e quem tem um fogão a lenha deixa aceso o dia todo pra aquecer a cozinha.
Aqui no sul, como se não bastasse o frio, temos o vento Minuano que sopra frio e a sensação térmica fica mais baixa do que os graus.
O vento Minuano é um vento frio de origem polar, de orientação sudoeste, que ocorre após passagens das frentes frias ou depois de chuvas.
Vento que sopra da Argentina, frio e seco. Minuano era uma tribo indígena que habitava os campos do sul do RS.
Inverno, essa palavra que traz tanto frio é derivada do latim, hibernum, que significa neutro, invernal, invernoso, tempo frio.
O inverno está também associado à características de alguns animais de entrarem em período de hibernação, durante as baixas temperaturas. Consiste em entrar em período letárgico, ou seja, os animais entram em fase de dormência, a fim de reduzir sua atividade metabólica.
Temos também nessa época do ano a “migração” dos animais, principalmente das aves, que é uma técnica para fugir das baixas temperaturas. Muitas espécies deslocam-se do frio para regiões com temperaturas mais elevadas.
O inverno no Hemisfério Sul é chamado de inverno austral, devido à localização geográfica, próxima a linha do equador e entre os trópicos.
Depois da madrugada fria, o que nos compensa é o dia ensolarado, que amanheceu derretendo a geada nos campos.
Depois do almoço, nos resta “lagartear no sol” como se diz por aqui e comendo uma bergamota. Quem pode faz isso e quem não pode deve se abrigar do frio, porque a noite nos espera
Edição: Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Reprodução