Neste ano a “CHAMA CRIOULA”, que representa a força, garra e a tradição do povo gaúcho, será gerada no município do Alegrete-RS e distribuída para as 30 regiões tradicionalistas

Neste ano de 2024 a geração da 75ª Chama Crioula do Movimento Tradicionalista Gaúcho, será no Alegrete, na qual será distribuída para 30 Regiões Tradicionalistas, sendo que será buscada na cidade por todos os representantes, será levada por cavaleiros montado em seus belíssimos cavalos que farão a distribuição da chama no dia 13 de setembro, dando início a Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul.

 

 Chama Crioula faz parte da alma do gaúcho e dos festejos no mês de setembro, os cavaleiros vem de todos os cantos do Estado para levar a chama a todas as Entidades Tradicionalistas. As cidades mais distantes do Alegrete percorrerão mais de 1.150 km até pegarem a chama e voltarem a pata de cavalo até seus destinos.

A tradição da Chama Crioula teve origem em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da Semana da Pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

Este ano, em especial, a Chama Crioula vai representar muito a força do povo gaúcho, que está se reerguendo e reconstruindo suas vidas, cidades e o a querência de todos os afetados pelas tragédias.

Os guardiões da Chama são os responsáveis por manter ela acesa, na qual representa o espírito do tradicionalismo, a cultura gaúcha e a alma desse povo que honra as suas tradições.

O evento da Chama acontecerá dos dias 16 a 18 de agosto no Alegrete.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *