No Dia do Pecuarista, celebrado ontem, 15 de julho, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) reforça os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados a quase 14 mil pecuaristas. A assistência se dá por meio das 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos Avançados do órgão e, também, com os Projetos Prioritários da Pecuária, Avicultura e da Pesca e Piscicultura.
O Idam destaca que o pecuarista é o profissional que se dedica a 13 criações de animais: suinocultura, caprinocultura, ovinocultura, avicultura (corte, postura, caipira), coturnicultura (codorna), pato doméstico, piscicultura e pesca, meliponicultura e apicultura. Entre as atividades desenvolvidas por ele estão a criação e o manejo dos animais, alimentação e nutrição, seleção e sanidade dos animais.
Para apoiar o pecuarista amazonense, o instituto oferece atividades regulares nos 75 escritórios em todos os municípios do estado, que envolvem visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às propriedades, cursos, palestras, emissões de documentos como Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), elaboração de projetos de crédito rural e apoio à regularização das associações de produtores.
“As cadeias produtivas da pecuária são de extrema importância para a geração de renda no campo. São atividades que cresceram muito nos últimos anos, em especial a bovinocultura, e que nós temos expectativa de que cresça mais devido aos esforços em conjunto do Governo do Amazonas, por meio do Idam e de outros órgãos, e dos produtores rurais”, frisou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Projetos Prioritários
Além dos serviços regulares, o Idam atua, ainda, com os Projetos Prioritários (PP) da Pecuária, da Avicultura e da Pesca e Piscicultura, por meio dos quais intensifica o trabalho junto aos agricultores familiares e produtores rurais selecionados, com objetivo de fomentar as cadeias produtivas. Juntos, todos os PP’s do órgão têm quase 14 mil pecuaristas, sendo 540 bovinicultores, 8.315 avicultores, 1.759 pescadores artesanais e de manejo, e 2.939 piscicultores.
“Nesta data parabenizamos todos os pecuaristas que se dedicam a esta atividade, com a produção de alimentos e em busca do melhoramento genético, pastagens de qualidade, sempre em conformidade com o meio ambiente e a fim de atender ao mercado consumidor com produtos de qualidade”, pontuou o veterinário do Idam, David Lago.
FOTO: Divulgação /Idam