ADS celebra o Dia do Engenheiro Florestal destacando a importância dos profissionais para o desenvolvimento sustentável

Ontem, sexta-feira (12/06), foi celebrado o Dia do Engenheiro Florestal, uma data dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que desempenham um papel fundamental na preservação, gestão e recuperação dos recursos florestais. A atuação dos engenheiros florestais é essencial para o desenvolvimento sustentável, equilibrando a exploração econômica das florestas com a conservação ambiental.

Na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), os engenheiros florestais desempenham um papel fundamental na execução de projetos voltados para o uso sustentável dos recursos naturais.

“O papel do engenheiro florestal é fundamental dentro da ADS, especialmente porque nós somos responsáveis por supervisionar e tomar decisões em relação a várias ações, com foco principal no setor florestal”, destacou o chefe do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro.

Por meio do Departamento de Negócios Florestais da ADS, os profissionais contribuem para atividades como o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), que incentiva a fabricação de móveis escolares e gera renda para moveleiros credenciados no programa do Governo do Estado do Amazonas. Além disso, a expertise dos engenheiros florestais é essencial para as cadeias produtivas de fibras naturais (Borracha, Juta e Malva e Piaçava).

As subvenções econômicas da juta e malva, piaçava e borracha são programas que refletem o compromisso da ADS com o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a promoção de práticas responsáveis no uso dos recursos florestais.

“Atualmente, a ADS reforçou sua equipe de engenheiros florestais, o que nos permite ter um grupo competente para supervisionar todas as atividades relacionadas ao sistema florestal, incluindo georreferenciamento, manejo da floresta e muito mais”, ressaltou a engenheira florestal da ADS, Eliane Ramos.

Os engenheiros florestais são responsáveis por planejar e implementar projetos que visam a utilização racional das florestas, garantindo os serviços ecológicos vitais, como a regulação do clima, a conservação da biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos. Além disso, os profissionais contribuem para a pesquisa científica, desenvolvendo novas técnicas de manejo florestal e promovendo a educação ambiental.

*com informações da assessoria

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *