A Prefeitura de Borba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu no último domingo, 23/06, uma usina de oxigênio, concedida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com capacidade para produzir 30 metros cúbicos de oxigênio por hora, a usina é projetada para suprir as necessidades do Hospital Regional Vó Mundoca, que possui 53 leitos, além das nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, beneficiando mais de 33 mil pessoas.
“Esse equipamento é uma conquista muito importante para a área da saúde de Borba, sendo a primeira da calha do rio Madeira, tendo a capacidade para atender também outros municípios adjacentes, como Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã. É mais um avanço que a saúde consegue dar para melhor atender a população borbense, bem como a todos que dependem dos serviços em nosso município”, afirmou Simão Peixoto, prefeito de Borba.
A usina de oxigênio faz parte do Programa Saúde Amazonas e visa modernizar e estruturar as unidades de saúde do estado. A solenidade de entrega contou com a presença de Albert Antunes, secretário de Saúde; Maykon Lopes, diretor do hospital Vó Mundoca; Klinton Vilanova, gerente do hospital; e Aurélia Moraes, diretora Administrativa.
“A entrega dessa usina de oxigênio é um grande avanço para a rede de saúde, haja vista que vai alcançar mais de 30 mil pacientes. Também queremos prestar homenagem à saudosa Ângela Barba, que muito batalhou por essa usina, e agradecer ao governo estadual pela entrega” afirmou o secretário de Saúde, Albert Antunes.
A próxima etapa consiste na contratação da empresa que será responsável pela instalação e manutenção da usina de oxigênio, para que comece a operar o mais breve a fim de beneficiar a população borbense.