Os cereais são ricos em carboidratos, vitaminas, fibras, minerais, e gera energia para o organismo. Esses alimentos são produzidos no mundo todo em maiores quantidades do que qualquer outro tipo de produto, e é o que mais fornece calorias ao ser humano.

Em países desenvolvidos, o consumo de cereais é mais moderado mas ainda substancial. A palavra cereal teve origem na deusa romana do grão, CERES. Cada espécie de cereal tem uma característica em especial, mas o seu cultivo é semelhante. Todas as plantas anuais produzem somente uma vez no seu ciclo de vida de um ano.
Existem diversos tipos de cereais, cada um contém uma característica específica e benefícios à saúde:
A aveia integral é um cereal rico em vitaminas do complexo B, E e zinco. Contém proteínas e carboidratos complexos, que fornecem energia ao organismo. A aveia é fonte de fibra solúvel e insolúvel, ajuda a controlar o peso.
O valor nutricional da cevada é semelhante ao da aveia e superior ao do arroz. A cevada é rica em fibras solúveis e tem boas quantidades de ferro. A cevada pode ser preparada na forma de farinha para fazer pão, ou de grão germinado e ainda no malte para fabricação de cerveja. Ajuda na formação e na saúde dos ossos e dentes, e auxilia no envelhecimento precoce.
Amaranto é um grão rico em minerais como fósforo, magnésio, zinco, e vitaminas do complexo B. É fonte de fibra, e ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas quando incluído em uma alimentação correta, com prática regular de atividade física.
Lentilha fonte de proteínas vegetais, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo e magnésio. Ajuda na saúde intestinal, na diminuição do colesterol e do índice glicémico (de açúcar) no sangue.
Quinoa composto por aminoácidos essenciais em quantidade adequada, é rico em proteína e fibras, fonte de ácidos gordos ómega3 e ómega 6, cálcio, zinco, ferro e vitaminas E, D e do complexo B. Ajuda no equilíbrio intestinal, no controlo de doenças cardiovasculares, colesterol, hipertensão e osteoporose.
A nutricionista Tayna Suarez destaca a importância dos cereais: “Os cereais fazem parte dos hábitos alimentares dos brasileiros, são excelentes fontes de carboidratos, principal nutriente energético para o corpo, além de gorduras, proteínas, em menor proporção que as fontes de alimentos de origem animal,” disse ela.