O feijão está presente na refeição de milhares de brasileiros, é um alimento bastante consumido, seja com arroz, na salada, ou em uma farta feijoada o feijão é rico em sabor e nutrientes.
No total no Brasil são consumidos aproximadamente de 12,7 quilos de feijão per capita por ano.
O feijão é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9 que ajudam para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Rico em proteínas e minerais potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio, e lisina, aminoácido que contribuem para o crescimento de crianças e adolescentes.
O feijão evita cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo.
Esse alimento também evita a anemia ferropênia que é a anemia por deficiência de ferro.
Tipos de feijão:
Feijão carioca
O feijão carioca, também conhecido como carioquinha, é um dos tipos de feijão mais utilizados na culinária, além de ser o principal do Brasil. Por isso, ele aparece com frequência no cardápio do dia a dia, podendo ser o ingrediente principal de caldos e sopas, na combinação com o tradicional arroz, e ainda para acompanhar proteínas, como carnes vermelhas, frangos e peixes.

Feijão de corda
O feijão de corda muitas vezes é também chamado de feijão fradinho. No entanto, mesmo com características bastante semelhantes, especialmente porque o primeiro faz parte da família do segundo, eles são diferentes, como por exemplo na cor. Ou seja, o de corda nada mais é do que uma variedade do fradinho.
Feijão fradinho
Ele é uma das opções mais utilizadas na culinária da Bahia, como ao fazer parte da típica receita de acarajé, assim como também é consumido com arroz, farofas, saladas e o famoso prato baião de dois por não gerar caldo.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento a produção brasileira de feijão em 2020/2021 deve ficar em 3,104 milhões de toneladas. Isso representa queda de 3,7% na comparação com a safra anterior, de 3,222 milhões de toneladas. No mês passado, a safra total de feijão havia sido indicada em 3,126 milhões de toneladas.
Andréia kampos que é locutora, adora feijão o alimento está presente em todas as refeições: “ Feijão é minha paixão adoro, “disse ela.
A dona de casa Gessyca Sousa consume feijão diariamente: “ O feijão está presente em todas as minhas refeições, é um alimento rico em vitaminas, “disse ela.