Você sabia que as fogueiras das festas juninas têm um formato diferente uma da outra, na qual representa cada santo do dia
Márcia Ximenes Nunes
As festas juninas são festejadas no Brasil inteiro, onde surgem caipiras de todas as idades e cidadanias, e você sabia que as fogueiras são de formatos diferentes e cada uma representa um santo.
SANTO ANTÔNIO
Na festa de Santo Antônio a fogueira tem o formato quadricular. Conta a história que Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, no ano de 1195. Ele é o santo junino que tem o maior apelo da população nos pedidos, porque ele é conhecido por santo casamenteiro, ele morreu em Pádua na Itália, no dia 13 de junho de 1231, e seu dia é celebrado nesse dia.
SÃO JOÃO
A fogueira da festa de São João tem formato arredondado na base e quando acesa fica num formato cônico. Conta-se que ele foi precursor de Jesus Cristo e carrega o nome dos festejos juninos, teve sua morte em 29 de agosto e a sua data de nascimento em 24 de junho. Foi João quem apontou Jesus como o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.( Jó 1,29)
SÃO PEDRO
A fogueira de São Pedro é triangular. Pedro é conhecido como o “santo do tempo”, ele foi o primeiro a ser chamado por Jesus, que o convidou para deixar o barco na praia e ir caminhar com ele, pois o faria pescador de homens, seu dia é celebrado no dia 29 de junho.
Para o Católico, o costume de acender fogueira se deve ao fato de Maria, mãe de Jesus ter ido fazer uma visita a sua prima Isabel que estava grávida de João Batista. Como Maria passou 3 meses na montanha de Judá e a comunicação era difícil, combinaram com José, seu noivo, que lhe avisaria quando o filho de Isabel nascesse acendendo uma fogueira gigante na frente da sua casa para que ele então fosse buscar.