Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Você sabe qual a diferença entre Capela, Igreja, Santuário e Catedral

O Catolicismo é uma vertente do Cristianismo, que acredita que Jesus é o Salvador do mundo. Os católicos pregam a salvação dos pecados a partir da crença em Jesus, encarnação de Deus feito homem.

O cristianismo começou a crescer, até ser transformada religião oficial do Império Romano, em 392. A partir daí, todo templo tem especificamente uma função:

CAPELA

A capela vem a ser um templo católico que é usado para a celebração de rituais e missas. Temos capelas dentro de estâncias, universidades, escolas, hospitais e em outros lugares. Geralmente, tem um sacerdote que é responsável  por ela, sendo que ele é chamado de “capelão”. Esse nome tem sua origem através de Martinho de Tours, que era militar e usava uma capa. Conforme contam, ele encontrou um mendigo passando frio e cortou sua capa em dois pedaços e deu pra ele. Ainda conta a história que Cristo lhe apareceu agradecendo com metade do manto da capa, dizendo ser o mendigo ajudado.

 

 

IGREJA

A igreja é um templo com qualidade de paróquia, onde o pároco e o vigário exercem sua autoridade religiosa, repassa as instruções aos fiéis que estão sob sua administração e é o local de cultos e manifestações religiosas.

               

CATEDRAL

A sede da Diocese ou mesmo da uma Arquidiocese. A “cathedra”, palavra em latim que significa cadeira, que é a cadeira do bispo, pois é uma característica da catedral, sendo  que o bispo fica sentado nessa cadeira ao celebrar a missa ou outros eventos litúrgicos.

BASÍLICA

A basílica é considerada um templo católico de grande porte, com estrutura e capacidade para receber milhares de fiéis e até mesmo o papa.

No Brasil, existem 71 basílicas, e a Itália é o país com mais basílicas no mundo onde 32% das basílicas que existem no mundo ficam na terra dos italianos.

Uma basílica só existe depois de receber autorização do líder da Igreja Católica. No ano de 1980, o papa João Paulo II sagrou o santuário de Aparecida como Basílica Menor, quando o templo está localizado fora do Vaticano, mas tem a mesma importância das Basílicas Maiores que estão em Roma e estão ligadas diretamente ao papa, como a basílica de São Pedro, também chamada de basílica do Vaticano que é o local do martírio do Apóstolo São Pedro, onde o santo padre preside as principais celebrações litúrgicas do ano.

 

SANTUÁRIO

Igreja ou paróquia digna de apreço pelas relíquias que contém, normalmente do padroeiro de uma localidade, pelo grande movimento de devotos, ou sinais visíveis de grandes graças obtidas. Recebe esse nome por ser preparado e específico para a peregrinação na busca dos sinais da experiência de fé, porque ali acolhe muitas pessoas para celebrações eucarísticas, para o atendimento sacramental. No nosso país o Santuário de Aparecida é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas, desde o ano de 1894, responsáveis pela pastoral e pela administração no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do país e do exterior.

 

 

 

 

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile