
Olhos de lince é uma expressão em português que é usada para descrever alguém que tem uma visão acima da média, que enxerga além do que todos vêem. Conseguir enxergar além do óbvio, olhar para onde todos estão olhando e ver o que ninguém consegue ver, definitivamente não é uma tarefa fácil, quem consegue ver são pessoas especiais.
Diz à lenda que Linceu foi o piloto da expedição dos “argonautas”, grupo composto por 56 heróis da Mitologia Grega, eles embarcaram no navio Argo para conquistar o Tosão de Ouro (a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo). Linceu tinha uma visão tão boa que podia ver através das paredes de pedras para verificar a existência de potenciais tesouros escondidos.
Outros afirmavam também que Linceu tinha uma visão tão fantástica que conseguiria ver o que acontecia no céu e no inferno. Em uma ocasião específica conseguiu contar de uma só vez e a uma distância de mais de duzentos quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra que tinha saído de Cartagor.
Precisamos olhar para onde todo mundo está olhando, mas precisamos ver o que ninguém está enxergando para nos destacarmos no ambiente em que vivemos, principalmente no trabalho.
Então quem tem “olhos de lince”, consegue ter uma visão das coisas tanto no sentido de enxergar, no sentido real quanto no sentido conotativo da palavra.
É uma expressão usada para dizermos que uma pessoa possui grandes habilidades no sentido de visão, consegue ver além do alcance.
Lince
Lince é um animal da família dos gatos, ou seja, um felino. Originário do hemisfério norte, com características muito parecidas com o gato doméstico.
Os felinos de maneira geral. Tem a característica de possuir uma excelente visão. O nome Lince tem origem grega, derivada da raiz protoindo-européia Leuk, em referência à luminescência de seus olhos refletores.
Texto de Márcia Ximenes Nunes