Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Você já ouvir falar na flor de sal que também é conhecida por “Caviar dos sais minerais”

Flor de sal é o nome dado aos primeiros cristais que se formam na superfície das salinas (locais de produção de sal). São coletados artesanalmente e não passam por processamentos e refinarias. Sua composição é rica em ferro, cálcio, potássio, cobre, iodo e muitos outras substâncias importantes para o nosso organismo.

A flor de sal tem o início da sua origem em salinas, reservatórios grandes e rasos de argila após as águas do oceano Atlântico serem coletadas e armazenadas, expostas a condições climáticas favoráveis com a ação do vento e sol, a água passa pelo processo de evaporação, na qual deriva pequenos cristais de sal.

Diferença entre o sal comum e flor de sal é que o comum, passa por um processo de refinamento e branqueamento, onde são retirados muitos minerais. Além disso, esse tipo de sal contém antiumectante, que é um aditivo químico para deixá-lo com uma textura mais fina e solta.

Já a flor de sal é um tipo de sal que contém minerais, porque não possui aditivos e não passa por nenhum tipo de tratamento químico ou refinamento.

Esses cristais, até então úmidos e sem terem tido qualquer contato com o fundo do tanque. Encontrados em camadas finas na superfície após a água evaporar. Delicados, frágeis e com formato de flor, por essa razão o nome flor de sal. Precisam de muito cuidado e delicadeza durante toda a sua coleta, porque não podem se quebrar nem partir.

Após o procedimento manual realizado com um tipo de rodo passando na superfície, vão para o sol e se grudam uns nos outros onde ficam cristalinos e crocantes.

É chamada de caviar dos sais marinhos porque não passa por qualquer método de refinamento, processamento ou adição de componentes químicos e artificiais durante o seu processo de produção. Possui menos sódio em relação com os outros sais, um dos mais puros e saudáveis.  A flor de sal é rica em sódio, um mineral que regula a quantidade e distribuição da água no corpo, além de permitir a entrada de nutrientes nas células.

Usado como temperos nos alimentos e não deve ser levada ao fogo. Muito bom para temperar saladas e adicionar aos alimentos no final do preparo do prato.

Alguns benefícios:

– Baixo teor de sódio          

– Realça o sabor da comida

– Contém mais de 80 minerais e oligoelementos

– Não possui glúten

– Equilibra a pressão arterial

– Ajuda na contração muscular

– Facilita a absorção de nutrientes

– Transporte de oxigênio

– Manutenção óssea

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile