Você já ouvir falar na “Flor da Magnólia” que é muito usada em florais de Bach e homeopatia
Márcia Ximenes Nunes
A homeopatia e os florais de Bach é uma forma de terapia alternativa pseudocientífica, no caso da homeopatia o tratamento tem como foco o paciente e a história da doença, estimulando o organismo a processar a autocura, são preparados a partir de uma solução de álcool e água (tinturas) e diluídos muitas vezes para diminuir os efeitos colaterais.
E os florais de Bach são compostos extraídos das flores, são indicados para tratar as nossas emoções e para ajudar a equilibrar disfunções comportamentais e mentais. As essências são extraídas por meio de dois métodos: solar e ebulição, seja como for, ambos dão origem à tintura-mãe usada na composição dos florais.
A linda flor da magnólia consegue encantar com sua beleza e seu tamanho que pode chegar a 30 centímetros de diâmetro.
A magnólia é uma árvore que pode atingir de seis a trinta metros de altura. A magnólia é muito usada na medicina alternativa, em florais e homeopatias trazendo inúmeros benefícios para a nossa saúde, onde são usados além da flor, as cascas e as folhas.
Conheça alguns benefícios que encontramos na magnólia:
– Anti-inflamatório
– Antioxidante
– Relaxante muscular
– Dores abdominais
– Cólicas menstruais
– Indigestão
– Inchaços
– Descongestionante
– Gripes
– Ajuda a reduzir a pressão alta
– Melhora a capacidade respiratória
– Dores de cabeça
– Rinite e sinusite
– Asma e tosse
– Trata a ansiedade e o estresse
– Trata as feridas
– Gastroenterite e malária
– Trata reumatismo e náuseas
– Diurético e estimulante
– Trata picadas de escorpião
– Banho a vapor para tratar hidropisia
A casca da magnólia contém alcalóides (magnocurarina, madnoflorina, salicifolina, isomagnolo), óleo essencial (eudesmol, maschilol, pineno), taninos e outras substâncias químicas que são importantes.
A indústria de cosméticos e a farmacêutica utilizam o extrato na composição de muitos produtos incluindo cremes, hidratantes, óleos para massagem, banhos, perfumes, sabonete e xampu.
As magnólias devem ser plantadas isoladamente ou entre outras árvores e arbustos. No Sul do Brasil elas resistem bem ao frio até alturas de aproximadamente 800 metros ou mais.