Você conhecia o grão da felicidade que ajuda a melhorar o nosso humor, o “grão de bico”
Márcia Ximenes Nunes
O grão-de-bico já alimentava os povos mais antigos do mundo, na área conhecida como Crescente Fértil, que compreende o Irã, Síria, Líbano, Turquia, Jordânia, Israel, entre outros, por isso muitas receitas tradicionais nos trazem o tempero dessa região. Mas foi através dos espanhóis que chegou ao Brasil e o grão se adaptou rapidamente ao nosso clima.
Um grande fornecedor de proteína, conhecido como o “grão da felicidade”, porque possui triptofano, um aminoácido importante para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do nosso bem estar.
O grão-de-bico possui um sabor suave e consistência macia depois de cozido.
A história conta que os antigos utilizavam os grãos para alimentar seus melhores cavalos, para dar uma força na reprodução. Consta também que ele integrava a lista de suprimentos encontrados nas tumbas dos faraós, até mesmo do Tutancâmon.
A Índia é o maior produtor mundial de grão-de-bico e na América, o México e a Argentina estão entre os maiores produtores.
FARINHA DE GRÃO-DE-BICO
A farinha é muito usada para fazer pães, tortas, tortas de legumes, pizzas, panquecas e bolos, deixando nossas receitas cheias de proteínas para nosso organismo.
Consumimos os grãos cozidos, assados, em conservas e snacks. Em saladas, sopas, ensopados, hambúrguer, húmus e de variadas maneiras.