Um dos grandes diferenciais das vinícolas urbanas é estarem localizadas próximas dos clientes.
Localizadas em grandes centros populacionais as Vinícolas Urbanas são uma tendência que vem ganhando espaço nos últimos anos.
Podemos encontrá-las em grandes cidades na Europa, a torre Eiffel em Paris, desde 2019, possui uma vinícola a Winerie Parisienne e nos EUA em Nova York, podemos encontrar vinhos sendo elaborados em garagens e Rooftops.
Um dos grandes diferenciais das vinícolas urbanas é estarem localizadas próximas dos clientes permitindo maior interação e a oportunidade de acompanharem de perto a elaboração dos vinhos, bem como, participarem de degustações e eventos sem a necessidade de grandes deslocamentos para as áreas rurais.
E de onde vem as uvas?
As uvas que abastecem os tanques e barricas são selecionadas em vinhedos de diversas regiões, geralmente próximas das áreas urbanas, essa flexibilidade proporciona ao enólogo ou vinhateiro a possibilidade de escolher as uvas de diferentes terroirs e melhores safras, ou escolher parceiros fixos e acompanhar todo o processo da produção das uvas.
Hoje vamos conhecer a primeira Vinícola Urbana do Brasil!!!
A Vinícola Ruiz Gastaldo está localizada a nove quilômetros do centro de Porto Alegre, no Bairro Chácara das Pedras e a cinco quadras do Shopping Iguatemi, ou seja, vc pode ir de bicicleta, carro ou ônibus, na porta da vinícola tem uma parada de ônibus!!!
O Engenheiro Eduardo Gastaldo é descendente de italianos, o seu bisavô no início do século passado já elaborava vinhos em sua residência na avenida Independência no centro de Porto Alegre. Anos depois pela influência do seu sogro, argentino e apaixonado por vinhos, tomou gosto pela bebida de Baco e em 2017 resolveu iniciar em sua garagem a elaboração de vinhos.
O primeiro vinho elaborado foi uma verdadeira saga, um Cabernet Sauvignon com uvas adquiridas na região de Bento Gonçalves, que foram prensadas e bombeadas “in loco” para um tanque de 500 litros, em seguida o mosto foi transportado para a garagem do Eduardo onde o processo de vinificação ocorreu, o rótulo recebeu o nome do seu filho caçula “João Pedro” que nasceu na mesma época em que o vinho ficou pronto.
A partir daí a semente estava lançada e nasce a Ruiz Gastaldo, o nome foi uma forma de homenagear as duas famílias que fazem parte da história do Eduardo, o sobrenome Ruiz é da sua esposa e Gastaldo da sua família, bem como todos os nomes dos rótulos da vinícola que sempre homenageiam pessoas e lugares especiais.
O Eduardo busca no velho mundo a inspiração para a elaboração dos seus vinhos, porém sempre valorizando o terroir de origem de suas uvas, que atualmente são da Serra do Sudeste, Serra Gaúcha e de Campos de Cima da Serra.
A produção é pequena, alguns rótulos ficam em torno de 300 garrafas, o que tornam os vinhos exclusivos e verdadeiros vinhos de autor.
Vinho Degustado
Porto Alegre, 100% Pinot Noir, safra 2020, 11,6% de teor alcoólico com passagem por carvalho francês. Uvas de Encruzilhada do Sul – Serra do Sudeste
No visual: vermelho claro e halo com ligeiro tom alaranjado.
No nariz: Aromas típicos da Pinot Noir, frutas vermelhas frescas, cereja, framboesa, especiarias, terroso e madeira muito bem integrada.
Na boca: elegante, taninos ligeiros, acidez média +, leve de corpo, com um final de boa persistência e frutado. Evolui bem em taça, vale passar por aeração para destacar essa evolução!!!
Vinho bem gastronômico, versatil e harmonizará bem com medalhões de filé mignon, cortes suínos sem muita gordura, aves de caça, como pato e codorna ou um frango assado.
Por João Ricardo C. Rodrigues – Enófilo e Embaixador Vinhos Brasileiros – ViniBRaExpo