Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Vinícolas Urbanas

A quarter-acre of grapes grown by Rooftop Reds, in the Brooklyn Navy Yard in New York, Oct. 9, 2015. Rooftop Reds, which plans to turn out a first vintage in 2017, is part of a growing urban winemaking movement in New York City. (Bryan Thomas/The New York Times)

Um dos grandes diferenciais das vinícolas urbanas é estarem localizadas próximas dos clientes.

Localizadas em grandes centros populacionais as Vinícolas Urbanas são uma tendência que vem ganhando espaço nos últimos anos. 

Podemos encontrá-las em grandes cidades na Europa, a torre Eiffel em Paris, desde 2019, possui uma vinícola a Winerie Parisienne e nos EUA em Nova York, podemos encontrar vinhos sendo elaborados em garagens e Rooftops. 

Um dos grandes diferenciais das vinícolas urbanas é estarem localizadas próximas dos clientes permitindo maior interação e a oportunidade de acompanharem de perto a elaboração dos vinhos, bem como, participarem de degustações e eventos sem a necessidade de grandes deslocamentos para as áreas rurais. 

E de onde vem as uvas?

As uvas que abastecem os tanques e barricas são selecionadas em vinhedos de diversas regiões, geralmente próximas das áreas urbanas, essa flexibilidade proporciona ao enólogo ou vinhateiro a possibilidade de escolher as uvas de diferentes terroirs e melhores safras, ou escolher parceiros fixos e acompanhar todo o processo da produção das uvas. 

Hoje vamos conhecer a primeira Vinícola Urbana do Brasil!!!

A Vinícola Ruiz Gastaldo está localizada a nove quilômetros do centro de Porto Alegre, no Bairro Chácara das Pedras e a cinco quadras do Shopping Iguatemi, ou seja, vc pode ir de bicicleta, carro ou ônibus, na porta da vinícola tem uma parada de ônibus!!! 

O Engenheiro Eduardo Gastaldo é descendente de italianos, o seu bisavô no início do século passado já elaborava vinhos em sua residência na avenida Independência no centro de Porto Alegre. Anos depois pela influência do seu sogro, argentino e apaixonado por vinhos, tomou gosto pela bebida de Baco e em 2017 resolveu iniciar em sua garagem a elaboração de vinhos. 

Januário Greco, bisavó do Eduardo, elaborava vinhos na sua residência na área central de Porto Alegre no início do século passado - Foto retirada do site da vinícola

O primeiro vinho elaborado foi uma verdadeira saga, um Cabernet Sauvignon com uvas adquiridas na região de Bento Gonçalves, que foram prensadas e bombeadas “in loco” para um tanque de 500 litros, em seguida o mosto foi transportado para a garagem do Eduardo onde o processo de vinificação ocorreu, o rótulo recebeu o nome do seu filho caçula “João Pedro” que nasceu na mesma época em que o vinho ficou pronto.

Mosto do primeiro vinho sendo transportado em 2017 para a garagem do Eduardo - Fotos retiradas do site da vinícola

A partir daí a semente estava lançada e nasce a Ruiz Gastaldo, o nome foi uma forma de homenagear as duas famílias que fazem parte da história do Eduardo, o sobrenome Ruiz é da sua esposa e Gastaldo da sua família, bem como todos os nomes dos rótulos da vinícola que sempre homenageiam pessoas e lugares especiais. 

O Eduardo busca no velho mundo a inspiração para a elaboração dos seus vinhos, porém sempre valorizando o terroir de origem de suas uvas, que atualmente são da Serra do Sudeste, Serra Gaúcha e de Campos de Cima da Serra. 

A produção é pequena, alguns rótulos ficam em torno de 300 garrafas, o que tornam os vinhos exclusivos e verdadeiros vinhos de autor. 

Vinho Degustado

Porto Alegre, 100% Pinot Noir, safra 2020, 11,6% de teor alcoólico com passagem por carvalho francês. Uvas de Encruzilhada do Sul – Serra do Sudeste

No visual: vermelho claro e halo com ligeiro tom alaranjado. 
No nariz: Aromas típicos da Pinot Noir, frutas vermelhas frescas, cereja, framboesa, especiarias, terroso e madeira muito bem integrada. 
Na boca: elegante, taninos ligeiros, acidez média +, leve de corpo, com um final de boa persistência e frutado. Evolui bem em taça, vale passar por aeração para destacar essa evolução!!! 
 

Vinho bem gastronômico, versatilharmonizará bem  com medalhões de filé mignon, cortes suínos sem muita gordura, aves de caça, como pato e codorna ou um  frango assado. 

Por João Ricardo C. Rodrigues – Enófilo e Embaixador Vinhos Brasileiros – ViniBRaExpo 

Sair da versão mobile