Hoje pela manhã foi a vez do senador Plínio Valério (PSDB-AM) ver de perto o avanço das ações de combate à hanseníase na FUHAM – Fundação Alfredo da Matta com os R$1,325 milhão destinados de suas emendas parlamentares. Em reunião com o corpo médico e a direção do Hospital , ficou acertado que Plínio destinará mais R$1,2 milhão este ano para a aquisição de novos equipamentos.
Na ocasião, o parlamentar amazonense se reuniu com Carlos Chirano, diretor presidente, Renato Cândico, diretor técnico, Sinésio Talhara chefe do departamento de ensino e pesquisa, e Mônica Sales Diretora de administração e finanças. Os novos recursos são para compra de dois equipamentos fundamentais para diagnóstico de hanseníase, um eletroneuromiógrafo e um ultrassom de partes mole, para avaliações de nervos. E uma ajuda extra de custeio.
O Brasil diagnostica 25 mil casos de hanseníase por ano, no último mutirão da Fundação foram diagnosticados 27 casos, um número muito elevado. Se conseguir esses equipamentos o Alfredo da Mata se torna pioneiro na área de tratamento da hanseníase .
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria mycobacterium leprae que provoca alterações na pele, como manchas brancas ou avermelhadas, perda da sensibilidade e fraqueza muscular, podendo ser permanentes em alguns casos.
– Agora é hora de estar presente e ver a boa aplicação dos recursos de nossas emendas. O Alfredo da Matta sempre esteve em nossas prioridades porque atende pacientes não só do Amazonas mas de toda a região Norte do País. Foi uma visita muito gratificante para nosso mandato – disse Plínio.
Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Plínio Valério