A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como aloe vera, caraguatá, erva babosa, babosa de botica ou babosa de jardim, pode ser utilizada em diferentes tratamentos de beleza, especialmente para melhorar a saúde do cabelo ou da pele.
Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias, feiras e mercados, pode ser cultivada em casa.
De origem africana, pertence à família das liliáceas e é parecida com o cacto. Existem aproximadamente 300 espécies de babosa, mas a aloe vera é a mais conhecida.
A planta é carnosa, firme e quebradiça, recheada com um líquido viscoso e macio. Possui espinhos em suas folhas é típica de clima quente e solo bem drenado.
Rica em lignina, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno, vitaminas B6, B1, B3, E, C, ácido fólico e colina, podendo ser usada de diversas maneiras, para vários fins.
Alguns historiadores consideram que a babosa é o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito e que ela era transportada pelos soldados de Alexandre, O Grande, como medicamento de primeiros socorros.
Benefícios da babosa
– Estimula o crescimento do cabelo
– Combate rugas
– Evita queda de cabelo e elimina a caspa
– Trata anemia e artrite
– Ajuda nas dores de cabeça e dores musculares
– Ajuda com queimaduras e feridas
– Trata a gripe e insônia
E muitos outros benefícios
CHÁ DE BABOSA COM LIMÃO
– 1 folha de babosa
– 250 ml de água
– ½ limão
– mel para adoçar
Retire a seiva da folha da babosa e misture com a água. Leve para ferver e acrescente o limão, adoce a gosto.