Um cajueiro do Nordeste é a maior árvore frutífera do mundo
Márcia Ximenes Nunes
Na Praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim no Rio Grande do Norte é onde se encontra o maior cajueiro do mundo, que cobre uma área de aproximadamente 9000 m², com o perímetro de 500 metros.
Por causa de sua extensão, essa árvore entrou para o “Guinness book, o Livro dos Recordes no ano de 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo e a Árvore Mais Frutífera do Mundo.
Conta-se que essa árvore foi plantada em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que veio a falecer com 93 anos de idade, sob a sombra da árvore.
Há também quem acredite que o antigo proprietário do terreno Sylvio Pedroza, ex-prefeito de Natal, seria responsável pelo plantio e outra teoria é que a própria natureza se encarregou do nascimento do gigante cajueiro.
Esse cajueiro possui uma anomalia genética, que faz com que os seus galhos cresçam para todos os lados e não para cima. Com o passar do tempo o peso dos galhos se curva e atinge o solo, ocorrendo assim um novo enraizamento, o que estimula ainda mais a expansão do cajueiro. Esse fenômeno é chamado de alporquia ou mergulhia.