“Vocês entram no mercado de trabalho no auge da guerra, no momento mais crítico desta luta, de forma livre, consciente e espontânea, dizendo para sociedade, que financiou o curso de vocês, que querem salvar vidas”, disse o reitor da UFAM Sylvio Puga aos formados
Na tarde desta quinta-feira, 21, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Medicina (FM), em cerimônia de Colação de Grau Especial, diplomou nove novos médicos. A outorga de grau ocorreu de forma remota, transmitida pelo canal da Ufam no Youtube, e possibilita a ampliação da oferta de profissionais disponíveis para atuar durante a pandemia de covid 19.
Na cerimônia, o reitor Sylvio Puga falou do momento delicado que o estado do Amazonas está passando devido a pandemia e lembrou que a Ufam, mais uma vez, cumpre o seu papel diante da sociedade.
Acrescentou “Vocês entram agora no mercado de trabalho no auge da guerra, no momento mais crítico desta luta, de forma livre, consciente e espontânea, dizendo para sociedade, que financiou o curso de vocês, que querem salvar vidas. Isso é um dos gestos mais nobres que pode acontecer. Portanto, nós podemos dizer que a Ufam tem muito orgulho de vocês por se colocarem à disposição, em momento de tanta dificuldade, para este enfrentamento”, enfatizou o reitor.
Segunda colocação de Grau Especial
Essa é a segunda colação de Grau Especial do curso de Medicina. Além do reitor e do vice-reitor, professor Jacob Moyses Cohen, fizeram parte da mesa de honra virtual a diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Rodrigues Brum; a coordenadora do curso, professora Camila Maria Paiva França Telles entre outros.
Formados
- ISABELLE LOUISE DA CRUZ LOPO DE FIGUEIREDO
- JULIA CRISTINA DE SOUZA ALVES
- LAISA EZAGUY DE HOLLANDA
- LORENA PRAIA DE SOUZA BEZERRA
- LUMA XIMENES DE OLIVEIRA
- MARCELA CRISTINA BARROS LOPES
- MATHEUS DIAS CARNEIRO
- MYLLA CHRISTIE DE OLIVEIRA PASCHOALINO
- VALERIA PRISCILA NEVES DE SOUZA
A solenidade
A oradora da turma e recém formada, médica Valéria Priscila Neves de Souza, fez uma retrospectiva desde o ciclo básico, passando pelo o internato até o telemonitoramento feito durante o projeto Brasil Conta Comigo. “É fato que hoje, especialmente em Manaus, não existem muitos motivos para comemorar. Hoje, muitos de nós estamos incompletos e todos conhecem alguém que foi vítima da maior crise sanitária do século, a pandemia da covid 19″.
Em meio a tanta desesperança, vislumbramos uma faísca de felicidade. Neste momento quero que olhem para os seus familiares, esses que estão com vocês, essa vitória é também deles, frisou.
Texto Dulce Maria Rodriguez com informação da Assessoria
Fotos: UFAM