O exercício aconteceu durante a Culminating, um intercâmbio entre os dois países para realização do treinamento das tropas.
A Companhia de Fuzileiros Paraquedistas do Exército Brasileiro está nos Estados Unidos para o exercício Culminating, que começou no dia 03 de janeiro em Fort Polk. A ação é um intercâmbio entre os dois países e finaliza o Plano Conjunto de atividades realizadas ao longo de cinco anos.
Durante o exercício foi realizada uma missão de lançar paraquedistas para conquistar uma posição por meio aéreo, foram utilizadas as aeronaves KC-390, C-17 e o C-130, sendo feita no período da noite para que fosse possível chegar mais próximo do real.
No primeiro voo, cerca de 60 militares foram lançados em uma altitude de 300m, em uma velocidade de 230km por hora.
“A gente manteve todos os pontos e horários previstos, a gente conseguiu chegar junto com as aeronaves C-130 e as aeronaves C-17. Fazendo o lançamento de aproximadamente 500 homens na zona de lançamento aqui nos Estados Unidos”, contou o Major Aviador Daniel Elias Souza, comandante da missão.
Essa foi a primeira vez que o Exército Brasileiro utilizou o avião KC-390, o primeiro voo foi para uma formatura tática com o Exército americano, em seguida decolou mais uma vez para lançar os paraquedistas. O Tenente Coronel Daniel Silva Fortes, que é piloto brasileiro falou sobre a importância da utilização dessa aeronave.
“Nós realizamos um voo de formatura tática com o Exército americano, esse momento é extremamente importante porque mostrou que a gente tem capacidade de operar com outras forças, a nossa doutrina está atualizada, nós esperamos a partir de agora realizar exercícios do mesmo porte do que fizemos aqui. É um orgulho muito grande e um privilégio participar de um exercício do mais alto nível com uma equipe de igualmente alto nível”.
O Ministro da Defesa fez uma visita a aeronave pouco antes do início da missão e falou sobre o que o exercício Culminating representa para o Exército Brasileiro e sobre a utilização da mais nova aquisição das Forças Armadas, o KC-390.
“Hoje é um dia histórico para as Forças Armadas brasileira nesse exercício inédito, a Culminating, hoje é o primeiro dia do exercício com o lançamento dos paraquedistas brasileiros, da Brigada de Infantaria Paraquedista, também utilizando a nova aeronave da Força Aérea Brasileira, o KC-390′, disse Fernando Azevedo e Silva.
O Almirante Craig Faller, Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos aproveitou para ressaltar a importância da parceria entre os dois países.
“É muito importante trabalharmos juntos. O Brasil é um grande aliado e bom amigo, com forças extremamente capacitadas e elas estão trabalhando bem juntas. Demostrando o tipo de capacidade que precisamos para garantir a liberdade neste hemisfério e em todo o mundo”.
Os militares seguem nos Estados Unidos até o dia 22 de fevereiro que é a data prevista para o encerramento do Culminating.