Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Tradição gaúcha: as alpargatas

Alpargata, alpergata ou alpercata é um calçado do tipo tênis, muito usado pelos gaúchos, sendo até considerado parte essencial da pilcha por algumas pessoas. Por serem confortáveis e baratas, elas se tornaram itens essenciais do guarda-roupa campeiro, sendo uma alternativa para as botas em dias secos e quentes.

O nome alpargatas ficou conhecido no Brasil quando Robert Fraser vindo da Argentina em 1907, associou-se a um grupo inglês e fundou a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados.

Mas o sapato tem origem dos árabes, visto que os mouros utilizavam as alpargatas como parte da sua farda militar, e por serem simples e baratas de produzir, elas conquistaram a Espanha, e assim os espanhóis trouxeram-nas para a América na grande imigração de 1865.

Uma grande curiosidade é que a maioria das palavras do nosso vocabulário que começa com o prefixo “al” vem dos mouros, e isso explica o nome, pois em árabe se chamava “albagati”, que significa sapatilha.

E as alpargatas não são só utilizadas no Rio Grande do Sul, como em todo o Brasil, Argentina e Uruguai. Os chilenos e colombianos também usam e elas fazem parte também de alguns trajes típicos.

O modo de produção das alpargatas não mudou muito desde sua chegada ao Brasil, o solado é geralmente feito de fibra vegetal e o fechamento é em lona. As cores predominantes, a preta e a branca, mesmo que atualmente já existam todos os tipos de estampas para o sapato.

Não há um gaúcho que que não tenha ao menos uma boa alpargata, principalmente se ela for de couro ou corda, que é considerada a de melhor qualidade, pois aguenta mais o trabalho no campo. Existe até mesmo, para os mais modernos, o sapato na versão com pelos por dentro, para esquentar no frio.

Fonte: linhacampeira.com

Sair da versão mobile