Todo mundo já fez um dia a brincadeira do “dia dos bobos”, no dia 1º de abril não é mesmo? Vamos saber de onde veio o “dia da mentira”
Márcia Ximenes Nunes
O dia 1º de abril é conhecido pelo “dia da mentira”, uma brincadeira tradicional de alguns países ocidentais, como o Brasil. Nesse dia é comum realizarem brincadeiras com outras pessoas por meio de mentiras e sacanagens para com o outro, vale de tudo, claro que brincadeiras sadias.
Em países de língua inglesa, como os Estados Unidos e a Inglaterra é comum também, pregar peças em outras pessoas.
Quem nunca foi pego pela brincadeira do “dia dos bobos”.
Existem diversas teorias a respeito desse dia, uma delas ocorre por meio de zombarias realizadas na França a algumas pessoas que não aderiram a mudança do calendário propostas pelo Rei Carlos IX.
A teoria mais aceita é a que o dia da mentira ou “april fools’ Day” (dia dos bobos de abril) como é conhecido nos países de língua inglesa, surgiu também da mudança de calendário, foi marcado pelos inúmeros debates que ocorreram a respeito desse dia, pois o calendário usado na época o “Juliano”, estava bastante defasado.
Na França da segunda metade do século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março, pois o início da primavera era enxergado como o momento da renovação de um ciclo. A comemoração de Ano Novo acontecia até 1º de abril, mas em 1563, o rei francês Carlos IX propôs a mudança do Ano Novo francês para 1º de janeiro.
Então, aconteceu que muitos se recusaram a seguir a nova data e continuaram realizando sua celebração de Ano Novo no período de 25 de março e 1º de abril.