O embargo já durava cerca de cinco anos. A ministra está viajando por Portugal para debater balança comercial agropecuária entre os países
Nesta segunda-feira, 12, a ministra Tereza Cristina, que está em viagem internacional, se reuniu com a ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu. Durante o Seminário Portugal-Brasil: Oportunidades de Negócio no Setor Agroalimentar, em Lisbo, Tereza Cristina anunciou a retirada de embargo sobre produtos lácteos vindos da região de Açores. O embarco já existia há mais de cinco anos.
Na origem do embargo, segundo o eurodeputado Ricardo Serrão Santos, esteve na visita a Portugal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura brasileiro, em março de 2015, em que a missão não esteve fisicamente nos estabelecimentos açorianos.
Na altura, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), entidade nacional que tem a supervisão sobre aqueles estabelecimentos em Portugal, não colocou os Açores na lista de visitas a realizar.
Os estabelecimentos de leite e derivados estiveram impedidos de qualquer exportação para o Brasil, até serem avaliados pelo Ministério de Agricultura do Brasil.
Portugal quer aumentar exportações para o Brasil
A administradora da Aicep Portugal Global, Madalena Oliveira e Silva, disse que Portugal quer aumentar as exportações para o Brasil. No primeiro semestre deste ano, as exportações de Portugal para o Brasil tiveram recuo de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, e as importações aumentaram 92%.
“Queremos aumentar as nossas exportações para o Brasil, mas também não queremos deixar de importar do Brasil, pelo contrário. Consideramos que através do reforço, da reciprocidade e do bilateralismo nas trocas comerciais é que se constrói. Não é através de imposição de barreiras”, disse. A Aicep é a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.
Os produtos agrícolas e alimentares representaram, em 2019, 60% do peso das exportações portuguesas, equivalente a 453 milhões de Euros e no primeiro semestre de 2020, o peso foi de 55% correspondendo a 190 milhões. Em relação às importações, o crescimento foi de 17,5% no primeiro semestre.
O embaixador do Brasil em Portugal, Carlos Alberto Simas Magalhães, ressaltou a importância da relação comercial entre os dois países e disse que os negócios no setor agrícola entre os dois países merecem uma renovação.
Texto com informação de Canal Rural
Fotos: Divulgação