Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Suframa faz 54 anos com administração sólida

Superintendente da Suframa Algacir Polsin

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Zona Franca de Manaus (ZFM) comemoram hoje (28/02), os 54 anos de sua existência, durante esse período vem sendo sinônimo de desenvolvimento e preservação da nossa Amazônia.

A Suframa é o órgão responsável pela administração da Zona Franca de Manaus, e está vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Viabilizou a implantação de três polos que compõe a ZFM: comercial, industrial e agropecuário.

Atualmente a Suframa é gerenciada pelo superintendente Algacir Polsin, também atua como agência, promovendo interiorização do desenvolvimento por todos os estados da área de abrangência do modelo e atraindo os investimentos para a região tanto para o Pólo Industrial de Manaus.

Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa

A ZFM é muito importante para região e o país economicamente e gerando anualmente centenas de empregos diretos e indiretos. É responsável também por mais de R$ 100 bilhões por ano e possui mais de 500 empresas instaladas no seu polo, como as multinacionais como a Honda, Yamaha, Johnson & Johnson, Samsung, entre outras. O Polo Industrial de Manaus (PIM) é um dos maiores e mais importante distrito industrial da região, diminuindo a desigualdade social pelo país.

O modelo Zona Franca beneficia as empresas que fazem parte do modelo, garantindo incentivos fiscais e extrafiscais, pois, possui uma política tributária diferenciada em relação ao restante do país, oferecendo benefícios para minimizar os custos amazônicos, com o objetivo de ampliar a produção de bens e serviços regionais, além de capacitar, treinar e qualificar os seus trabalhadores.

A multinacional Honda é referência no pólo de duas rodas.

“Trabalhamos focados no desenvolvimento regional e estamos conseguindo superar a pandemia, com bons resultados. Seguimos as orientações do Ministério da Economia e do presidente da República Jair Bolsonaro e estamos alinhados com o capitalismo sustentável que valoriza o humano e a produção competitiva e de alta tecnologia”, destacou o superintendente Algacir.

A Suframa faz parcerias com governos estaduais e municipais, instituições de ensino, pesquisas e cooperativas, financia projetos de apoio à infraestrutura econômica, produção, turismo, pesquisa & desenvolvimento e de formação de capital intelectual.

O Conselho de Administração da Suframa (CAS), durante a primeira reunião desse ano na última quinta-feira (25/02), aprovou aproximadamente R$ 1,8 bilhão em investimentos, sendo previsto a geração de 1.297 empregos nos três primeiros anos de funcionamento do PIM.

Fonte: Superintendência da Zona Franca Manaus (Suframa)

Fotos: Reprodução

Texto: Beatriz Costa

Sair da versão mobile