Só quem vive bem o agosto é merecedor da primavera, as lindas frutas desse mês
Márcia Ximenes Nunes
Muitas são as frutas para saborearmos em agosto
O mês de agosto tem muito a nos ensinar, porque é um mês jardineiro, pois é dentro dele que as sementes dormem e aguarda seu tempo de brotar. O mês da boa nova, preparador das flores, quando Deus deixa a natureza traduzir o tempo das mutações.
Um dos meses do inverno, de quebra de temperaturas. A importância do inverno diz respeito às dinâmicas climáticas e ambientais do planeta. Os animais utilizam estratégias como à migração e a hibernação para se protegerem da queda das temperaturas. Já as plantas, em especial as de clima temperado, perdem suas folhas e passam por um processo de renovação vegetal.
Esse mês é importante para determinadas culturas agrícolas, como a fruticultura de espécies como ameixa, maça e uva, que são frutas de zonas temperadas que necessitam de condições mais frias ao longo do ano para se desenvolverem e frutificarem.
Nós brasileiros temos o privilégio de viver em um país com uma diversidade de produtos agrícolas, entre eles estão as frutas.
Neste mês destacam-se: Abiu, laranja-lima, lima da Pérsia, caju, sapoti, banana nanica e prata, carambola, mamão, manga e bergamota.
ABIU
Essa fruta é característica da Amazônia central, e da costa leste do Brasil, de Pernambuco até o Rio de Janeiro.
O nome vem do tupi-guarani e significa “fruta bicuda”. É uma fruta tipo baga, ovóide e globosa, de casca lisa e amarela e a sua polpa é mucilaginosa, comestível e adocicada, apresentando cor alva ou amarelada.
Um fruto do abieiro, árvore originária da região amazônica, podendo chegar até 10 metros de altura e tem função sombreadora. Consumida quase sempre ao natural, mas pode ser conservada em até uma semana na refrigeração. Como fruta seca, deve ser consumida quando estiver bem madura, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios.
A fruta possui vitaminas B1, B2, B5 e C, sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, além de fibras contém propriedades adstringentes, amarga, emoliente, tônica, desinfetante e nutritivas.
Podemos comê-la em saladas de frutas, com iogurtes, sucos, doces, sorvetes e geléias.