Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Serviço Geológico do Brasil desenvolve estudos para prevenção de desastres e gestão territorial em dez municípios brasileiros

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) desenvolve trabalhos de campo em dez municípios brasileiros para a realização de estudos que fortalecem ações de prevenção a desastres e gestão territorial. Os levantamentos ocorrem até 26 de julho, em cinco estados: Amazonas, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco e Paraná.

Foto: Divulgação SGB

Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações

Esse é um documento que pode ser utilizado como apoio para ações de planejamento e gestão territorial de gestores públicos. De 15 a 26 de julho, as cidades de Cascavel e Toledo, ambas no Paraná, recebem os pesquisadores do SGB para realização deste trabalho.

O município de Guajará-Mirim (RO) já recebeu o estudo para a elaboração da Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações. Após conclusão do trabalho, os estudos serão preparados para futura publicação.
A carta de suscetibilidade é um produto que permite identificar áreas com maior sensibilidade a processos geo-hidrológicos, como deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas.

Foto: Divulgação SGB

Mapeamento de áreas de risco

O mapeamento de áreas de risco é um dos produtos do SGB que serve para indicar locais vulneráveis a processos geo-hidrológicos, como: inundações, erosões, deslizamentos e quedas de blocos, entre outros.

Em Barra dos Coqueiros e Laranjeiras, ambas em Sergipe, o mapeamento teve início dia 8 e segue até 19 de julho. Ainda no Nordeste, nos municípios pernambucanos de Nazaré da Mata e Lagoa do Carro, o trabalho de campo começou no dia 9 e vai até o dia 20.

Em Minas Gerais, o mapeamento ocorre, desde o dia 15, nas cidades de Astolfo Dutra e Palma. A previsão é de que o trabalho de campo termine em 26 de julho.


Setorização de áreas de risco geológico 

A setorização de áreas de risco geológico consiste na identificação de partes do território municipal sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos de natureza geológica. Em Manaus (AM), o trabalho de campo acontece de 8 a 19 de julho.

Planejamento anual do SGB

Todos os trabalhos de campo integram o planejamento anual do SGB, que está inserido no Plano Plurianual 2024-2027 do governo federal. Ao longo do ano, outras cidades também serão atendidas. Para conhecer os produtos já entregues, clique aqui.

*Serviço Geológico do Brasil

Sair da versão mobile