Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

SÉRIE – Vida de Zootecnista: cada dia uma realidade diferente

Profissionais que trabalham com a alimentação, manejo e melhoramento genético dos animais, sempre buscando o aumento da produtividade

zootecnista Camila Antunes da Silva

O zootecnista é responsável pela produção animal, trabalha contudo que envolve o animal, para que ele possa viver da melhor forma e assim produzir o melhor que puder, engloba conhecimentos sobre nutrição, manejo, meteorologia, estatísticas e até mesmo construções rurais.

Agora teremos belas histórias de vida dos nossos zootecnistas.

Camila Antunes da Silva

Vacaria – RS

Camila nasceu em Lagoa Vermelha, 32 anos, formada Bacharel em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha em 2015, campus Alegrete. Atualmente cursa Mestrado em Produção e Sanidade Animal no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Concórdia.  Ao se formar atuou por um ano na cidade de Uruguaiana, auxiliando na administração da fazenda da família do esposo, fazenda produtora de bezerros, onde começou a aplicar o conhecimento técnico ao dia a dia da fazenda.

Ao retornar para sua cidade natal no ano de 2016 foi estagiária na Inspetoria Veterinária e Zootécnica por alguns meses, conhecendo diversos pecuaristas e aprendendo sobre os controles sanitários, acompanhando fiscalizações de propriedades.

No mesmo ano começou de fato sua atuação profissional, foi contratada como Zootecnista em uma fazenda de integração lavoura pecuária, de ciclo completo, auxiliando no administrativo, controle zootécnico, compras de insumos para toda a parte pecuária da empresa. Na época a fazenda contava com produção de cria em Alegrete, com 600 matrizes, recriava em pastagens de inverno cerca de 1000 animais, que depois eram escalonados para terminação em sistema de confinamento coberto.

No ano de 2018 iniciou sua atuação na Vacariana Nutrição Animal, iniciando como Responsável Técnico e gerente de fábrica de rações, e gestora do Confinamento Lovato, que faz parte do mesmo grupo de empresas. Atualmente além dessas funções, também presta suporte técnico à equipe de Consultores Técnicos de Campo da Vacariana, além da Supervisão de Vendas.

Camila é a única mulher da empresa, coordenando uma equipe de cerca de 11 homens. Considera a habilidade de visão, carisma, empatia e pluralidade da mulher como facilitadores no processo de gestão empresarial. A busca incansável por conhecimento e por melhorar os processos da empresa, além da visão do amanhã, de entender de gestão de pessoas são o que consideram diferenciais para aliar o sucesso profissional e pessoal.

 

Mariana de Almeida Dornelles

Alegrete – RS

Mariana nasceu em 10/09/1984 em Alegrete, é uma Profissional capacitada, com excelente formação e experiência profissional. Responsável, versátil, comprometida, com especial habilidade em didática, estruturação e realização de aulas, treinamentos e consultoria. É bacharel em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, concluído em 2008.

Também fez outros cursos como: Formação em Qualidade do Leite Universidade Técnica de Lisboa – Portugal, concluído em Julho de 2007 e Programa Especial de Formação de Professores na UFSM, em Santa Maria.

Foi professora de graduação no curso técnico e superior no IF Farroupilha em Alegrete – RS, professora de graduação no curso superior Zootecnia e Medicina Veterinária na UFSM e monitora na UFSM.

Mariana tem Mestrado em Zootecnia e Doutorado em Zootecnia e fez muitos cursos em sua carreira profissional como:

– Apicultura, manejo para alta produtividade de mel;

– Pastagem para ovinocultura;

 -Reprodução  genética em bovinocultura de leite;

– Caracterização, conservação e gestão de recursos;

– Biologia molecular;

– Princípios de associação e seleção genômica;

 -Melhoramento de bovinos de corte;

– Manejo reprodutivo de ovinos e caprinos;

-Modelos de regressão aleatória;

– Melhoramento de bovinos de corte;

-Inferência Bayesiana em genética quantitativa;

– Inseminação em ovinos;

– Inseminação em bovinos.

 

Marnon Flores Rozado

Alegrete –RS

Marnon é representante técnico da empresa Caverá Rações e Minerais, tem formação no Curso Técnico Agrícola em 2010 e Graduação em Zootecnia em 2015, ambos no Instituto Federal Farroupilha, Alegrete – RS

Ele sempre teve vontade de trabalhar com nutrição de ruminantes, então no estágio final do seu curso, no estado de Goiás realizou seu estágio final em um grande confinamento de bovinos de corte, onde hoje é considerado o maior confinamento do Brasil. Foi uma experiência de grande aprendizado pra ele, na Fazenda “Conforto” serviu muito para o seu crescimento profissional.

Depois de formado começou a trabalhar na mesma empresa que está até hoje, na área de vendas e extensão, sempre acompanhando resultados com os produtos que vende. Ele diz que no momento da venda, tem que entregar resultados para o produtor voltar e comprar novamente, no campo conseguir resolver os problemas deles e atuando com a parte técnica também.

Escolheu a Zootecnia como profissão e hoje consegue viver ela todos os dias, pois a cada dia vê uma realidade diferente em cada propriedade. Tenta auxiliar com alguns ajustes, sempre respeitando a parte econômica de cada um. 

Marnon acha muito importante sua participação no agronegócio, para alavancar cada vez mais nossa economia.

Essas foram mais algumas reportagens sobre nossos zootecnistas, para que todos possam conhecer melhor a profissão que está presente no nosso dia a dia.

O zootecnista trabalha com a alimentação, manejo e melhoramento genético dos animais, sempre buscando o aumento da produtividade. Ser zootecnista para Marnon é estar sempre em busca de melhores índices de produtividade para as criações de animais, procurando sempre alcançar um equilíbrio entre o bem estar e a produtividade, auxiliando com uma alimentação balanceada, um manejo adequado e o melhoramento genético do rebanho.

 Áreas que um zootecnista pode atuar

– Nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres;

– Melhoramento genético animal;

– Gestão de propriedades rurais;

– Conservação dos recursos animais e ambientais;

– Agronegócio e cadeia produtiva;

– Manejo e conservação de pastagens;

– Manejo de fauna e animais silvestres;

– Construções e instalações para animais de produção, pets e silvestres;

– Sistemas de criação de organismos aquáticos;

– Planejamento e administração de eventos agropecuários;

– Ensino e pesquisa em produção animal e outras.

Texto Márcia Ximenes Nunes

Edição: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile