A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), dois cursos de Condutor de Pesca Esportiva no município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus). O curso foi coordenado pelo Engenheiro de Pesca Diego Morgado, da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror (Sepa).
Diego Morgado destacou que os cursos “visam potencializar a atividade da pesca esportiva na região com a capacitação dos guias de pesca que atuam no município”.
Barcelos é um dos destinos mais procurados do país por pescadores esportivos devido à ocorrência de grandes tucunarés, em especial o tucunaré-açu (Cichla temensis), espécie com maior apelo para a modalidade.
Os dois cursos ocorreram no período de 12/08 (segunda-feira) a 16/08 (sexta-feira), com carga horária de 20h cada, com participação de 30 alunos, entre guias de pesca, pescadores e técnicos da região, com apoio do Sebrae e escritório local do Idam.
Para o aluno Ilcimar Ferreira, que já exerce a atividade, “o curso é muito importante pois oferece conhecimento técnico e prático aos guias de pesca que já trabalham, ou que estão iniciando na profissão”.
Fotos: Divulgação/Sepror