Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Sepror e Amazonastur levam curso de capacitação de condutor de pesca à comunidade de Rio Preto da Eva

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) realizaram curso de Condutor de Pesca Esportiva para moradores da Comunidade Santa Luzia do Igarapé do Tiririca, de quarta-feira (14/06) a sexta-feira (16/06), atendendo uma turma de 27 alunos entre guias, pilotos de embarcação, auxiliares e outros trabalhadores do setor, com aulas práticas, histórico sobre cada atividade e aulas práticas. O curso é resultado de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, via Sepror, Amazonastur e apoio da Secretaria Municipal de Turismo do município de Rio Preto da Eva.

Ministradas pelos Técnicos Agrícolas, Fabiano Reis e Jonas Cícero, da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, auxiliados pelo colaborador municipal Wanderley de Sá Santos, as aulas aconteceram na sede da Associação dos Moradores e Agricultores da Comunidade Santa Luzia do Igarapé do Tiririca (Acomart), para uma turma composta de 27 alunos.

Durante o curso de formação de Condutores de Pesca Esportiva, os alunos receberam explicações gerais sobre a atividade, incluindo informações sobre legislação, importância para o desenvolvimento comunitário, aspectos biológicos dos peixes, utensílios e tipos de arremessos utilizados na prática do esporte, assim como orientações sobre segurança e posicionamento durante a navegação, além de boas práticas no manuseio do peixe capturado.

Nas aulas práticas, os alunos pilotos de embarcação foram orientados sobre o monitoramento do diário de bordo, a arte do atado e o correto posicionamento da embarcação.

O líder comunitário e presidente da Acomart, Rubens Martins, disse de sua satisfação e importância do curso para Santa Luzia do Igarapé do Tiririca: “A gente vinha fazendo um contínuo processo de conscientização comunitária, procurando melhorar a preservação de uma área farta em pesca como é esta região, e hoje chega em nossas mãos, essa oportunidade de curso para melhorar o atendimento comunitário ao turista, que é pescador esportivo. Agora o objetivo é agregar todo esse processo teórico à prática efetiva e diária, levando o turista a ficar cada vez mais satisfeito com o atendimento da Comunidade”, afirmou.

O encerramento do curso teve a participação do secretário municipal de Finanças de Rio Preto da Eva, João Queiroz, e da representante da Amazonastur, Tamara Ribeiro, com entrega de certificados de conclusão de 20 horas de capacitação na categoria de Condutor de Pesca Esportiva, inclusive a seis mulheres moradoras da comunidade, que já tem 72 anos de fundação.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Sair da versão mobile