No próximo sábado (30), a partir das 8h30, o Senar -AR/AM (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amazonas) realiza a 1ª edição do SENAR TECH DAY, um dia inteiro com uma programação especial voltada para promover a inovação tecnológica no agro amazonense.
O evento será realizado no Hotel Intercity Manaus para convidados, ainda em função dos cuidados necessários com a pandemia de Covid-19, e transmitido pelo canal do Sistema Faea Senar no YouTube.
O objetivo é possibilitar diálogos e trocas de informações e experiências entre empresas, startups, instituições, produtores rurais e jovens do setor agro no Amazonas. A iniciativa faz parte do SENAR TECH AM, programa do Senar-AR/AM lançado em 2021 e que se configura como uma rede de inovação do agro para fomentar a conexão de startups e empresas de tecnologia com produtores rurais, jovens empreendedores do agro, empresas rurais e agroindústrias de forma a oferecer soluções inovadoras para o setor primário no estado do Amazonas.
Programação
Na programação, além da abertura com a presença do presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço e da Superintendente, Jeyn’s Alves, o evento contará com três palestras e 1 painel. A primeira palestra será proferida pelo diretor-executivo da Agrihub, Otávio Celidonio, com o tema: ‘tecnologia e inovação no agro: experiências adquiridas pela Agrihub’.
Em seguida, o painel ‘Startups do agro em estágio inicial’ terá como expositores, o fundador da startup Selva, Rafael Paixão e o presidente da Comissão Jovem da FAEA e consultor, Macaulay Abreu. Os participantes ainda poderão acompanhar a case da Agrosmart com a engenheira da empresa, Brena Gaspar e a palestra ‘Inovação Aberta’, com o especialista de business da Manaus Tech Hub, Daniel Goettenauer.
Senar Tech AM
O programa é pioneiro no Estado e na Região Norte e, de acordo com avaliação do presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, é um grande avanço para o produtor rural amazonense. “Isso porque vai diminuir substancialmente a distância entre os produtores e as soluções tecnológicas inovadoras que podem ser disponibilizadas por meio de empresas de tecnologia e startups interessadas no desenvolvimento do agronegócio amazonense”, destacou na ocasião do lançamento.
Se Conecta Rural
O programa também contempla a plataforma ‘Se Conecta Rural’, através da qual é possível que instituições e produtores se encontrem em um espaço virtual (www.seconectarural.org.br) e interajam criando um ambiente de negócios e de busca de soluções.
“As pessoas que se cadastram na plataforma, sejam elas startups ou produtores, têm acesso, além dos chats e comunidades de interação, às chamadas para editais e ações de inovação que o programa SENAR TECH AM vai desenvolver ao longo dos próximos anos” destacou Macaulay Souza, que está à frente do desenvolvimento da plataforma.
*com informações da assessoria Fotos: Divulgação