Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Senador Plínio Valerio recebe título de cidadão de São Gabriel da Cachoeira

O senador Plínio Valerio (PSDB-AM) recebeu o título de cidadão gabrielense na Câmara de Vereadores de São Gabriel da Cachoeira, em cerimônia especial que aconteceu hoje. A propositura da honraria foi do vereador Edivan Lizardo Cruz (Rede) e foi aprovada por unanimidade pelos treze vereadores do Legislativo local.

Em seu agradecimento, o senador Plínio Valerio disse que era uma honra ser cidadão de São Gabriel da Cachoeura, a região mais indígena do Brasil, com 23 etnias, e aproximadamente 85% da população formada pelos povos originários.E que também sentia-se reconhecido pelo trabalho que vem fazendo em defesa dos direitos dos indígenas,especialmente, para que eles tenham melhor qualidade de vids, e que possam usufruir das riquezas da biodiversidsde e dos recursos minerais abundantes existentes em suas terras. Não dá para eles continuarem sendo pobres e vivendo sobre as maiores riquezas do planeta, como diamante,ouro,niobio,terras raras, e outros minerais essencias para a sociedade”.

Ele tambem aproveitou para agradecer as etnias que o apoiaram na CPI das ONGS de várias calhas dos rios locais.

A líder tukana Jocimara Bosco Brandão, que também concorre à uma vaga de vereadora no Legislativo,pelo PSDB,disse “que o senador Plínio Valério trouxe esperança para o seu povo, e que com as denúncias que fez contra as ongs,que atuam na região,como o Instituto Sócio Ambiental (ISA), desmascarou quem não quer o desenvolvimento da região”.

O vereador Edivan Lizardo Cruz disse “que depois da CPI presidida pela senador Plínio Valerio muita coisa mudou em São Gabriel da Cachoeira fortalecendo quem pensa diferente das ongs, que não querem o progresso dos povos originários”.

Os vereadores Ricardo Silva da Silva (Rede),Dieck Diogenes (Rede) e a vereadora Suely Ambrosio (Podemos) também destacaram a coragem do senador,e a sua capacidade de enviar emendas para o município em várias áreas como navegação, energia com geradores, conexão digital, com internet nas aldeias, saúde, entre outras,que melhoram a vida de centenas de pessoas na Cabeça do Cachorro, como também é conhecida a região.

Emenda

Atento às dificuldades da população local quanto à saúde pública, o senador se comprometeu em enviar uma emenda para que o Hospital Regional da Guarnição local construa um centro cirúrgico e uma área especial de esterilização de equipamenros, com recursos de aproximadamente um milhão de reais.

O senador está atendendo a um pedido feito pelo comandante da 2a Brigada de Infantaria de Selva, o general Nilton.

Posto de Saúde

Recepcionado por indígenas na comunidade de Santo Antônio na BR 307, antes de chegar a Câmara de Vereadores, com músicas e danças em agradecimento a emenda dele, que permitiu construir o posto de saúde local, o senador aproveitou para dizer “que suas emendas vão continuar chegando ao município para ajudar a população”.

Abandono

Mas ele também se indignou com o abandono das obras da Unidade de Acolhimento Institucional na Modalidade de Abrigo para Crianças e Adolescentes Indígenas da cidade, que estão paralisadas, mantendo o drama das famílias que ficam acampadas nas pedras na orla do Rio Negro.

“Vou acionar o Ministério Público Federal (MPF) para que cobrem do Executivo de São Gabriel da Cachoeira, que não está fazendo o que foi acordado,mesmo com a liberação de recursos de uma emenda minha “.

Texto: Antônio Ximenes

Fotos: Antônio Ximenes

Sair da versão mobile