A Secretaria de Produção Rural (SEPROR) inovou na 46ª Expoagro ao criar um espaço interativo para apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição. O objetivo é aproximar a população das diversas áreas de atuação da secretaria. Kirssia Sahdo, engenheira civil da SEPROR, explica os detalhes do projeto:
“Nossos arquitetos planejaram um espaço completamente interativo para mostrar ao público como funciona o nosso trabalho e o alcance das nossas ações. Temos uma área que representa a comunidade ribeirinha e uma equipe disponível para tirar dúvidas de agricultores e produtores.”
O espaço também conta com a “Casa do Produtor”, que simula as características típicas das residências do interior do Amazonas, especialmente das comunidades mais remotas.
“É uma casa toda de madeira”, destaca Kirssia. “Ela tem vários símbolos regionais, inclusive um cacho de banana ‘Pacovã’ pendurado, o que faz com que os visitantes se sintam imersos no mundo simples e encantador do Amazonas.”
A iniciativa da SEPROR reflete o compromisso da secretaria em valorizar a cultura local e incentivar o desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Texto e Foto: Sandrine Moraes
Edição: Beatriz Costa