Saiba porque tem o casamento caipira nas festas juninas
Márcia Ximenes Nunes
Junho é conhecido é um mês muito esperado em várias regiões do Brasil, chegam as festas juninas, com muita alegria, colorido, danças, comidas, fogueiras, festa dos santos, bandeirinhas, fogos, quentão, pescaria e o casamento a caipira é um marco da festa e um dos momentos mais esperados.
As festas caipiras fazem parte do calendário brasileiro e são festejadas de Norte a Sul do país, pois fazem parte do folclore e da tradição.
O Santo Antônio é conhecido também, por ser um santo casamenteiro, na qual as moças pedem um noivo e um marido para ele no dia 13 de junho, sendo que uma das tradições de pedidos é colocar o Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo de água e somente tirar ele dali quando seu pedido for aceito.
O casamento caipira surgiu como forma de chacota aos casamentos clássicos, portanto fogem dos padrões tradicionais. A tradição desse casamento está relacionada às festas de São João.
Vem a ser uma sátira aos casamentos atuais, devem ser muito engraçados, conta com a presença dos noivos, do padre, delegado, pais dos noivos, padrinhos, precisam falar com o sotaque bem caipira.
E, no final do casamento os noivos puxam o início da quadrilha e começa a festança.