Anualmente são produzidos em média 120 milhões da fruta de excelente qualidade, segundo Amazoncitrus
Os citros são um gênero de plantas, que fazem parte da família rutaceae, comumente conhecidos como citrinos. As frutas são facilmente encontradas em mercados e feiras, entre elas estão a laranja, o limão, a lima, a tangerina e a cidra.
De acordo com a estimativa de safra do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), houve um aumento de 35% na safra 2019/20, se comparadas com a anterior. Nesta colheita foram produzidas 386,79 milhões de caixas da fruta contra 285,98 milhões em 2018/19.
Com a pandemia, ocorreu o crescimento na procura dos citros para o aumento da imunidade e o consumo da vitamina C, através das frutas. Os cítricos não são ricos somente em ácido ascórbico, mas esbanjam minerais como o potássio e o magnésio, o ácido fólico e vitaminas do complexo B, fibras e compostos, como carotenoides e dos flavonoides.
A maior parte da produção de citros vai para as indústrias de suco, que são produzidos anualmente cerca de 1,3 milhões de toneladas de sucos, onde 98% são exportados. As exportações de suco de laranja também cresceram em 2020 mundialmente para a Ásia — as exportações para a China cresceram 37% e para a Coreia do Sul, 100% — e para os países que compõe a União Europeia.
70% da produção amazonense
No Amazonas, anualmente são produzidos em média 80 mil toneladas de frutos. Segundo o presidente da Associação Amazonense de Citricultores (Amazoncitrus), Cláudio Decares, no último ano, houve uma queda de 25% da produção em todo o estado, resultando na colheita de aproximadamente 60 mil toneladas em 2020.
’’A Amazoncitrus vem trabalhando nos últimos anos, para a melhoria das plantas e frutos, com certificação na maioria dos processos de produção, como nas sementes, borbulhas e mudas, consequentemente produzindo frutas 100% amazonense e de qualidade’’, destacou.
O maior produtor do estado é a cidade de Rio Preto da Eva (município distante a 70 quilômetro de Manaus), responsável por 70% da produção, produzindo anualmente cerca de 120 milhões de laranja.
’’As laranjas produzidas no estado são de excelentíssima qualidade, não compete com a de outros estados’’, enfatizou o presidente da Amazoncitrus.
O advogado e produtor rural, Eduardo Alfaia, é proprietário da fazenda Rancho Baromida e diz que a estimativa para esse ano é a produção de 400 toneladas de frutos.
’’Nossa produção é focada somente para atender a demanda do mercado de regional, mas precisamente a capital Manaus. Temos uma demanda reprimida muito grande na nossa cidade, o que faz com que a nossa produção fique por aqui mesmo’’, completou.
Devido o clima local, as colheitas dos frutos podem ser feitas quase o ano todo, e isso é bom para os produtores e consumidores, já que a fruta não falta na mesa do amazonense. Eduardo explica que com o calor e chuvas constantes, a planta sofre o chamado ’estresse hídrico’, fazendo com que a planta floresça.
’’O que induz uma planta florar é o estresse hídrico, que se dá pela ausência de água. A vegetação pensa que vai morrer, e para perpetuar a espécie, ela floresce’’, ressaltou.
Texto Beatriz Costa
Fotos: Michell-Mello_Secom