Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Programa Garantia Safra foi apresentado para os representantes de sete municipios do Amazonas

O programa vai beneficiar os pequenos agricultores familiares do Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá, caso haja perda da safra por excesso hídrico ou estiagem

Visando a implementação do “Programa Garantia Safra” no Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), informou que participou, nesta quarta-feira (14/04), da reunião virtual, conduzida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), para apresentar o programa aos órgãos estaduais, entidades, conselhos e prefeituras municipais que irão aderir ao Garantia Safra.

A apresentação foi feita pelo coordenador do “Programa Garantia Safra” do Mapa, José Carlos Marces, para os representantes das entidades municipais, dos sete municípios selecionados para serem contemplados com o “Garantia Safra 2021/2022”, caso haja perda da safra por excesso hídrico ou estiagem, os quais são Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.

O principal objetivo do programa é garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares, em casos de perda de safra em regiões específicas.

De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, este programa vai beneficiar principalmente os pequenos agricultores familiares, atingidos anualmente por enchentes ou vazantes, conforme determinação do governador Wilson Lima e meta estabelecida pelo Plano Safra 2019/2021, garantindo a segurança alimentar e dignidade para essas famílias que perdem suas produções.

“Estamos atendendo todos os critérios exigidos pelo Mapa, para a implantação do Programa no Estado. A primeira calha que terá uma atenção especial por parte do governo do Amazonas, é a Calha do Juruá, em razão do nível das grandes cheias e do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da linha da pobreza que atinge essa região”, afirmou o secretário da Sepror.

Segundo o coordenador Estadual do “Garantia Safra” no Amazonas, Heitor Liberato, o Programa poderá beneficiar aproximadamente 3,1 mil agricultores familiares dos 7 municípios selecionados; e tem o prazo até o final de abril para apresentar nota técnica com as informações solicitadas pelo governo federal.

“Estarão aptos a receber o benefício, que é de R$ 850, aqueles que estão com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, onde o programa está priorizando as mulheres chefes de família, agricultores que possuem alguma necessidade especial e famílias com baixa renda”, ressaltou Heitor.

Estiveram presentes na reunião virtual representantes da Sepror, Mapa, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Superintendência Regional de Manaus do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Também a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental, Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Amazonas (Fetagri), Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional Sustentável (Cedrs), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AM), Conselho Estadual de Assistência Social do Amazonas (Suas); e prefeitos dos municípios de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá.

Com informação da Assessoria da Sepror

Fotos: Djalma Junios/ Secom

Sair da versão mobile