A Prefeitura de Manaus, em alusão ao Dia da Árvore na Amazônia, celebrado no dia 21 de março realizará a distribuição e o plantio de 2 mil mudas arbóreas. A programação ocorrerá neste domingo, 21, às 9h, no Parque Linear II, na Área de Preservação Permanente do Igarapé do Mindu, localizado no bairro Novo Aleixo, zona Leste da capital.
A ação, comandada pela Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), além de chamar a atenção dos moradores para a importância da arborização, visa oferecer qualidade de vida aos cidadãos através de áreas verdes na cidade, segundo informou o titular do órgão, Antonio Ademir Stroski.
“Além desse plantio, vamos distribuir mudas para os moradores do entorno do parque. Temos uma meta de fazer o plantio de 10 mil mudas em 2021 e dobrar ano que vem, com objetivo de combater o déficit de árvores na cidade”, disse Stroski.
O plantio e distribuição de mudas, em comemoração ao Dia da Árvore na Amazônia, fazem parte do programa ambiental “Manaus Verde” e segue a orientação do prefeito David Almeida. “Outras ações iguais a essa já estão programadas pelo Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas”, completou o secretário.
O programa ambiental “Manaus Verde”, além do plantio de 10 mil mudas de espécies arbóreas na cidade em 2021, tem como meta a produção de 250 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais e a doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à comunidade e instituições.
“Essas metas de plantio serão crescentes para os próximos anos, até que Manaus tenha um índice expressivo de arborização. Nós estamos num índice aquém de outras capitais brasileiras, e é uma contradição por estarmos no meio da Amazônia. Então nós vamos superar isso através de várias ações que estão previstas no Manaus Verde”, anunciou Stroski.
*Com informações da assessoria Fotos: Divulgação / Semmas