Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Piscicultores recebem capacitação durante “Dia de Campo”, em Rio Preto da Eva

Piscicultores do município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus) receberam capacitação do Governo do Amazonas, por meio da Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural).

A programação, coordenada pelo Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas), faz parte da 21ª Feira da Laranja e 4ª Feira da Piscicultura.     

“Monitoramento da Qualidade de Água na Piscicultura” e “Alevinagem: como obter ótimos resultados?”, foram os temas abordados no “Dia de Campo da Piscicultura”, coordenado pelos técnicos do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), para aproximadamente 60 piscicultores.

O evento aconteceu na Fazenda Alfa Centauro, localizada no quilômetro 103 da rodovia AM-010. A parte teórica da capacitação promovida pela Sepror ocorreu na quinta-feira (28/10).

O secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, destaca que os piscicultores da região estão tendo a oportunidade de aprender na prática técnicas cruciais para a melhoria da produção, no município que é o principal produtor de peixe no Amazonas.

“Estamos tendo a oportunidade de passar por várias estações e apresentar como funciona o processo. O produtor vem para aprender na prática como cuidar da qualidade da água, como fazer a despesca da maneira correta, recebendo as melhores orientações dos nossos técnicos do Sistema Sepror”, destacou Leocy.

O proprietário da Fazenda Alfa Centauro, Ciro Passos, fala do apoio recebido pelo Governo do Amazonas e da satisfação de sediar o “Dia de Campo da Piscicultura” em sua propriedade.

“Sinto-me honrado em acolher as pessoas em minha propriedade. Eu fui o primeiro adquirir os aeradores. Agradeço muito pela oportunidade que o governo está dando para a gente, e esse apoio de todos os órgãos que estão dando suporte nesse dia de campo”, comentou Ciro Passos.

Simultaneamente ao evento da piscicultura, ocorreu o “Dia de Campo da Citricultura”, que contou com a participação de engenheiros agrônomos da Sepror, produtores rurais e técnicos dos demais órgãos vinculados à Sepror.

 

Por meio do termo de convênio de cooperação assinado entre Governo do Amazonas e a prefeitura de Rio Preto da Eva, para a realização do evento, foi repassado recursos de aproximadamente R$ 300 mil do Governo, e R$ 29 mil de contrapartida voluntária do município, destaca o secretário executivo de política agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Airton Schneider.

“É o Governo do Amazonas, por meio da Sepror, fazendo-se presente para a melhoria do setor primário, em parceria com a prefeitura de Rio Preto da Eva”, ressaltou Schneider.

Fotos: Mayana Tomaz/Sepror

Sair da versão mobile