Os técnicos da Sepa farão a demonstração de métodos de aclimatação de peixes e análise de qualidade de água
Nos dias 24 e 25 de junho, a Secretaria de Produção Rural (Sepror), em ação conjunta com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizará a entrega de 160 mil alevinos, 52 aeradores e 325 embalagens do tipo caixa em papelão e sacos de ráfias, nos municípios de Manacapuru e Careiro, respectivamente.
Além disso, os técnicos da Sepa, farão a demonstração de métodos de aclimatação de peixes e análise de qualidade de água na piscicultura, aos produtores assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), das localidades de Recanto da Rosa, em Manacapuru (distante 99 quilômetros de Manaus), e Ramal São José, no Careiro (distante 123 quilômetros de Manaus).
No dia 24, em Manacapuru, os piscicultores beneficiados do Recanto da Rosa, Km 5 da rodovia AM-352, receberão 110 mil alevinos. No dia 25 será a vez dos piscicultores do Ramal São José, no Careiro, km 68 da rodovia BR-319, km 7,5, no ramal, onde receberão 50 mil alevinos.
Nas duas localidades as atividades começarão às 7 horas da manhã, com previsão de encerramento às 10:30 h.
Demonstração de Método
Na piscicultura são utilizadas diversas técnicas a fim de aumentar a eficiência da produção e dentre elas pode-se destacar o monitoramento e controle de qualidade da água e a aclimatação dos peixes.
A água possui características químicas e biológicas que interagem individualmente ou coletivamente, influenciando no desempenho da produção, tendo como principais variáveis físicas a temperatura, turbidez e transparência. Já as principais variáveis químicas de interesse da piscicultura são o oxigênio dissolvido, pH, alcalinidade, dureza e amônia.
Para efetuar este monitoramento os piscicultores usam equipamentos digitais ou kits colorimétricos. Em caso de alterações de alguma das variáveis citadas, são utilizados mecanismos de correções para que a água retorne aos parâmetros desejáveis para o cultivo.
Aclimatação de peixes
É um procedimento que visa diminuir a mortalidade de peixes por choque térmico e qualidade da água. Ela consiste em manter os sacos onde se encontram os alevinos na água por cerca de dez minutos a fim de gerar o equilíbrio gradual da temperatura dos sacos transportes e do viveiro. Após esse período, abre-se os sacos e adiciona-se aos mesmos água dos viveiros por cerca de cinco minutos e em seguida libera-se lentamente os alevinos no viveiro.
ADS
O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), realizará a entrega de 52 aeradores e 325 embalagens do tipo caixa em papelão e sacos de ráfias. A ação beneficiará 10 piscicultores de Manacapuru, 01 piscicultor de Novo Airão e 01 piscicultor do município de Careiro Castanho. Durante a atividade, também será realizada a entrega de embalagens para dois produtores do município de Novo Airão. Os produtos estão sendo disponibilizados a preços subsidiados em até 80%.
Texto com informação da Assessoria
Fotos: Reprodução