Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Parte 2- Enoturismo na Região Metropolitana de Curitiba, conheça

Seguimos com o nosso roteiro, no segundo dia conhecemos a Vinícola Franco Italiano e a Vinícola Família Fardo, nessa região que nos encanta com suas belas paisagens em todo o seu trajeto

No Domingo pela manhã iniciei o roteiro pela Vinícola Franco Italiano localizada na cidade de Colombo, optei por pernoitar no Hotel Bristol Portal do Iguaçu em São José dos Pinhas e o percurso foi percorrido em 30 min por rodovia pavimentada, a Vinícola fica na área urbana da cidade de Colombo com acesso super fácil.

Chegando no local fui atendido pelos proprietários que disponibilizam uma visita guiada gratuita nas instalações da vinícola, momento em que contam a história da vinícola que foi pioneira na elaboração de vinhos na região.

Vista do restaurante

Nesse passeio passamos pela cantina onde foram abordados os processos de elaboração dos vinhos e terminamos a visita na Cave onde os vinhos amadurecem nos barris de carvalho francês e americano.

Cantina

Na cave fica uma aconchegante sala de degustação que é utilizada para cursos gratuitos que devem voltar a serem disponibilizados tão logo a situação normalize.

Sala de degustação

Na loja para facilitar a escolha o visitante pode degustar alguns rótulos e continuar um bate-papo com os proprietários que são super atenciosos. Muitos dos vinhos da Franco Italiano foram premiados no Wines of Brasil Awards realizado pela ViniBraExpo, entre eles o Cabernet Sauvignon Censurato safra 2016 um dos meus preferidos.  

Proprietários da vinícola Fernando e Juliano

No momento o restaurante está fechado, porém é possível apreciar os vinhos no local aproveitando a belíssima área do gramado,

Degustação dos rótulos à venda

Vinícola Franco Italiano

Mais informações no site da vinícola ou pelo telefone abaixo:

 www.francoitaliano.com.br

Telefone para contato com Whatsapp: 041 9807-0920

Domingo a tarde

De Colombo partimos para Quatro Barras, onde as margens da BR 116 encontramos a Vinícola Família Fardo, o percurso durou 40 mim sem dificuldade nenhuma. A chegada na vinícola já impressiona com construções em pedras basalto trazidas do Rio Grande do Sul e madeiras que eram utilizadas em pipas, destaque para o museu e capela que a estrutura são pipas antigas.

Vinícola Família Fardo

A vinícola possui serviços de visitação guiada, porem indisponível no momento devido a pandemia, outras opções  são as degustações de vinhos e menu harmonizado que podem ser apreciados em um agradável deck ao ar livre.

Salão de eventos e museu instalado em uma pipa antiga.

Optei pela degustação de vinhos onde são oferecidos 4 rótulos pelo valor de R$45,00 e a taça de degustação de cristal com o logo da vinícola é levada como brinde pelo cliente.

Loja

Entre as harmonizações, com valores entre R$60,00 e 87,0, são degustados 3 rótulos acompanhados de 3 pratos perfeitamente harmonizados.

Escolhi a opção Sazonal III com as seguintes harmonizações:

Rosé Malbec 2018 – Salada de folhas verdes com tomate cereja, queijo gorgonzola, amêndoas tostadas e molho do dia;

Casa Merlot 2011 – Escondidinho de carne seca;

Encontro Harmonia, Corte Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat – Ravioli de cordeiro com molho de vinho e lâminas de amêndoas tostadas.

Menu harmonizado

Tive a oportunidade de conhecer a Sr Justina proprietária da vinícola, simpatia em pessoa, e fizemos um tour pela área, onde pude conhecer a história da vinícola e os desafios vencidos para alcançarem a primazia na elaboração dos vinhos, todos elaborados com a filosofia da mínima intervenção e sem passagem por carvalho.

Com a Sra. Justina propietária do vinícola

Vinícola Família Fardo

Mais informações no site da vinícola ou pelo tel efone abaixo:

 www.familiafardo.com.br/

Telefone para contato com Whatsapp: 041 9157 – 6374

Ainda é possível visitar as Vinícolas:

Zanlorenzi localizada em Campo Largo, fica próxima da Legado, porém no sábado fica aberta das 09 às 13 hs.

Cave Colinas de Pedra em Piraquara, fica a 30 min da Família Fardo, visitas somente com agendamento prévio, as vagas esgotam rápido sugiro pelo menos 1 mês de antecedência.

Fica aqui a nossa dica de um roteiro super acessível e que com certeza proporcionará um final de semana inesquecível!

Artigo Joao-Ricardo-C.-Rodrigues, enófilo
Sair da versão mobile