Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Parlamentares do Amazonas são cotados para compor a Comissão do 8 de janeiro

Dentre os 16 deputados e 16 senadores que devem compor a Comissão Parlamentar Mista que pretende investigar os atos de vandalismo que aconteceram no dia 8 de janeiro, dois parlamentares do Amazonas estão cotados para compor o colegiado. São eles os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB).

Ainda não há confirmação dos nomes, pois as lideranças partidárias estão realizando discussões e tratativas para a escolha dos personagens com melhor articulação política. Tendo em vista que dependendo da formação do colegiado, a imagem do governo federal pode ficar ou não comprometida.

O governo, que antes era contra a abertura da CMPI e se viu obrigado a mudar de posição após a divulgação de imagens do agora ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto durante os ataques, está ainda mais dependente do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Lula tem mais dificuldades na Câmara do que no Senado para compor uma base aliada consistente.

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado desejam participar da CPMI e Renan Calheiros (MDB-AL), relator na CPI da Covid é novamente citado para assumir lugar de prestígio na nova comissão. Ele enfrenta a resistência de Lira seu inimigo político no Estado. O senador mais cogitado para substituí-lo, Eduardo Braga (MDB-AM), prefere ocupar a presidência.

O senador Omar Aziz (PSD) que presidiu a CPI da Covid também é um forte nome que pode compor o colegiado. À imprensa, Omar Aziz já chegou a informar que caso faça parte da Comissão do dia 8, deseja convocar empresários que, supostamente, financiaram os atos de vandalismo. O PSD ainda está realizando orientações sobre a comissão antes de indicar um nome.

Sair da versão mobile