Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Parceria entre Sepror, Idam e Ufam vai permitir a produção de sementes de malva no Amazonas

Dinamizar a cadeia produtiva da malva e gerar tecnologia, produção de sementes e oportunidades para o pequeno produtor estão entre as propostas do acordo de cooperação técnica firmado, na última quinta-feira (4/11), entre a Sepror (Secretaria de Estado da Produção Rural), o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas) e a Ufam (Universidade Federal do Amazonas). A assinatura do termo aconteceu na sede da Ufam, na zona sul de Manaus.

O acordo prevê a inserção de tecnologias no campo e, principalmente, a produção de sementes para apoiar pequenos produtores, que vivem do plantio de malva em municípios do interior do Amazonas. A ideia é possibilitar o plantio da fibra em terra firme, gerando melhorias para o produtor, que atualmente passa até oito horas para desfibrar a malva em áreas de várzea.

“Hoje, o Governo do Amazonas e a Ufam estão dando um passo muito importante para sermos autossuficientes na produção de sementes de malva, o que sem dúvida alguma é importante para quem produz fibra na várzea, que é o nosso pequeno agricultor. Ele sabe que, se tiver semente, ele vai ter uma boa safra e a indústria vai ter a fibra necessária para produzir a sacaria do café que vai exportado do Brasil, que é o maior exportador do melhor café do mundo”, destacou Petrucio Magalhães Júnior, secretário de Produção Rural.

O diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, destaca que o Idam, como órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural, na perspectiva de educação informal, entende que esse momento é um privilégio.

“Esse é um momento muito importante porque estamos quebrando um ciclo de dependência do Pará na produção de sementes. Agora a Ufam está trazendo uma experiência tecnológica com fomento, além de fazer o experimento, irá possibilitar o fomento de sementes para uma cadeia produtiva de importância para o estado. Este momento alegra o Idam porque estamos fomentando tecnologias para agricultura familiar”, pontuou Valdenor.

Inicialmente, será instalada uma unidade experimental de produção de sementes na Fazenda Experimental da Ufam, localizada no Km 38 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), e futuramente devem ser instaladas também em municípios com potencial para produção da fibra como Manacapuru, Beruri, Parintins, Anori e Anamã.

“Essa Unidade Experimental Participativa vai envolver alunos de graduação e pós-graduação com todo um rigor científico. Vamos gerar resultados fazendo com que a tecnologia de produção para o desenvolvimento da cadeia produtiva da malva seja continuamente melhorada, porque lá na ponta há uma produção, mas é necessário alinhar ao conhecimento científico”, explicou Sylvio Puga, reitor da Ufam.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura do termo o secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), Airton Schneider; a diretora da Fazenda Experimental da Ufam, Albejamere Castro; a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, Lêda Brasil; e os coordenadores do Projeto de Fibras pelo Idam e Sepror, Suzamar Santos e Carla Ferreira.

Fotos: Kevyn Sousa/Idam

Sair da versão mobile