O salto é uma capacidade operacional indispensável para que a Brigada de Infantaria Pára-quedista cumpra suas missões em qualquer parte da Amazônia Brasileira.
No dia 15 de junho, a Força-Tarefa Biguá (Afonsos) realizou o salto em massa d’água na Zona de Lançamento Japurá, na região da Amazônia, durante a Operação Bumerangue Selva.
A Força-Tarefa Biguá é constituída por militares de diversas unidades da Brigada de Infantaria Pára-quedista, que tem o 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista como sua “espinha dorsal”, responsável pela seleção e treinamento no ano de 2022. Durante o estágio, os integrantes da Força-Tarefa Biguá se adestraram com instruções específicas, visando ao emprego em operações na selva.
A Operação Bumerangue Selva foi dividida em duas fases. Na primeira fase, os militares realizaram o Estágio de Adaptação à Selva, a cargo do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel). Na segunda fase, os militares participaram da Operação Amazônia na faixa de fronteira na Cabeça do Cachorro.
O salto em massa d’água é uma capacidade operacional indispensável para que a Brigada de Infantaria Pára-quedista cumpra suas missões em qualquer parte da Amazônia Brasileira. O treinamento capacita os paraquedistas para o lançamento em qualquer zona aquática (rios e lagos), garantindo a soberania nacional nos mais distantes rincões do território nacional.
Fonte: 25º Batalhão de Infantaria Pára-quedista