
A catuaba é conhecida na medicina popular por ser um afrodisíaco natural e atuar na disfunção erétil masculina. Também conhecida por suas propriedades energéticas combatendo os sinais de estresse, fadiga e falta de memória.
A catuaba em pó é extraída das cascas da árvore, essa planta medicinal também é chamada alecrim-do-campo, catuaba-verdadeira, catuíba, caramuru e outros nomes dependendo da região que encontramos.
O pó de catuaba pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e mercados, na forma em pó, cápsulas, bebida alcoólica ou na forma natural.
A catuaba possui propriedades fitoesteróis, antioxidantes, flavonóides, lipídeos e possui ação energética, estimulante, tônica, antibacteriana, ansiolítica e vasodilatadora.
A catuaba é um arbusto naturalmente brasileiro, cresce em áreas do cerrado e mata atlântica. Encontramos um mix de ingredientes com açúcar, extratos de guaraná, marapuama, álcool e vinho.
Para os fins medicinais, a espécie mais usada apresenta cerca de 10 metros de altura, flores brancas e amareladas. Externamente a planta tem cor avermelhada, podendo variar em intensidades mais claras ou escuras.
CHÁ DE CATUABA
Colocar para ferver ½ litro de água e adicionar 2 colheres (sopa) de casca de catuaba ou pó da planta.
Após 3 minutos, desligar o fogo e deixar em infusão antes de coar. Depois de coado é só beber.
Benefícios de usarmos a catuaba:
– Um energético natural
– Combate o cansaço
– Combate a perda de memória
– Combate a neurastenia
– Esgotamento mental
– Combate nervosismo e depressão
– Combate fadiga e disfunção erétil
– Possui ação digestiva e diurética
– Fortalece o sistema imunológico
– Expectorante
– Combate a insônia
– Dores ciáticas e neuralgias
PÓ DE CATUABA
O pó é feito das folhas, raízes e caule, são ressecadas e moídas até ter um pó de textura firme. O produto pode ser misturado em sucos, alimentos como o iogurte, frutas e no preparo das refeições.