Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Pacientes indígenas ganham ala Covid-19 para atendimento no Hospital Nilton Lins

O local possuirá um espaço de espiritualização destinada aos Pajés, líderes espirituais dos indígenas, para que realizem os rituais de cura, de acordo com suas tradições

Na terça-feria 26 de maio às 10:00 horas,  vai ser inaugurada  a primeira  ala covid-19 hospitalar voltada para o atendimento de pacientes indígenas do Amazonas, no Hospital Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus.

A ala  será uma das duas unidades de referência para o tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus. O local vai contar com 53 leitos dos quais 20 leitos de alta complexidade, sendo 10 UTI e 5 UCI, com possibilidade de expansão  e 33 leitos clínicos.

A ala contará, ainda, com recepção, posto de enfermagem, área de expurgo, área de higienização, banheiros masculino e feminino, além de área administrativa.

Pensando na humanização do atendimento e no respeito às características culturais do público que será atendido no local, a ala possuirá um espaço de espiritualização. A sala, que ficará ao lado da recepção em uma área isolada, será destinada aos Pajés, líderes espirituais dos povos indígenas, para que realizem os rituais de cura, de acordo com as tradições dessas pessoas.

Outra medida adotada para que os pacientes indígenas não sofram com a adaptação ao ambiente hospitalar durante a internação, foi a disponibilização de espaço para que sejam armadas redes nas enfermarias clínicas. Dessa forma, os indígenas poderão optar pelo uso das camas hospitalares, ou das redes colocadas no local.

A articulação para a abertura dos novos leitos foi realizada entre o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, e o Governo do Estado do Amazonas.

Morrem 50 Kokama

Segundo o boletim nº 011/2020 das organizações kokama do sábado  23 de maio, Cinqüenta (50) indígenas Kokama perderem a vida pelo Covid-19. Ainda tem 1 indígena internado no Hospital de Guarnição de Tabatinga e 3 indígenas  de Tabatinga estão internados em Manaus

São vários casos positivos em aldeias do Alto Solimões que são acompanhados pela SESAI e vários indígenas Kokama das áreas urbanas acompanhados pela Federação Kokama e lideranças.

O Amazonas é o Estado brasileiro com a maior quantidade de indígenas. De acordo com o IBGE, o Estado tem 183.514 indígenas. Desses, 70% vivem em terras indígenas.

Texto: Dulce Maria Rodriguez

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile