Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Ouvimos muito falar nas farinhas funcionais, conheça os benefícios dessas farinhas para a nossa saúde

 

 Temos muitas farinhas funcionais para serem usadas a favor da nossa saúde. A farinha de trigo é a mais conhecida de todos, e usada no dia a dia de todos. Mas tem pessoas que não podem comer o trigo, como os alérgicos a glúten, celíacos e as pessoas que procuram comer mais saudável.

 A farinha de trigo refinada tem 80% de suas propriedades destruídas no processo de refinamento, onde elimina a casca e o gérmen, partes ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. Ela é pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico, tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue, aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

 Para a nutrição funcional, o nutricionista busca compreender os problemas dos pacientes, seus hábitos e busca um tratamento em base a mudanças alimentares e um novo estilo de vida.

Hoje em dia encontramos essas farinhas funcionais em lojas de produtos naturais e em alguns mercados. Temos a farinha de arroz, farinha de amêndoas, aveia, coco, banana-verde, linhaça, berinjela, tapioca, polvilho e tantas outras farinhas.

 

  FARINHA DE AMÊNDOAS

 A farinha de amêndoas é feita apenas com a amêndoa, sem adição de outros ingredientes. Ideal para substituir farinhas com glúten e refinadas. Sabor levemente adocicado e com baixo teor de carboidratos na porção

 A amêndoa é um tipo de oleaginosa derivada da amendoeira, uma árvore da família das rosáceas, encontradas em países com clima temperado como: Portugal, Irã, Afeganistão e Austrália.

Seu fruto contém no seu interior uma semente, a amêndoa, sendo revestida por uma pele castanha a qual deve ser retirada para seu consumo. A amêndoa pode ser consumida in natura, torrada, caramelizada, em lascas ou ainda moída e produzindo uma farinha. Produz altas doses de ácido fólico e vitamina E, arginina, fibras e sais minerais.

O estado do Pará é o maior produtor de amêndoas de cumaru. O maior volume encontra-se no município de Alenquer.

  Benefícios para nossa saúde        

– Opção com baixo carboidrato

– Não possui glúten

– Auxilia no combate de doenças cardiovasculares

– Combate a formação de radicais livres

– Promove a saciedade

– Garante ossos e dentes mais fortes

– Alimento energético

– Rica em proteínas

– Evita danos cerebrais e outros.

   Receita:  Pão de amêndoas, sem glúten e sem lactose

– 1 e ½ xíc. De farinha de amêndoas

– ¾ xic de polvilho doce

– ¼ xic de farinha de linhaça dourada

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de chá de açúcar mascavo

– 1 colher de sopa de fermento biológico

– 4 ovos

  Misture os ingredientes secos, bata os ovos e misture todos os ingredientes. Coloque a massa em uma fôrma de fazer pão untada, deixe crescer por 30 minutos. Levar ao forno por 30 ou 40 minutos, 180ºC.

 FARINHA DE AVEIA

 Um dos cereais mais consumidos no dia a dia, alimento poderoso para a saúde. Este alimento é funcional, importante fonte de fibras, altamente digestivo e eficiente em dietas de emagrecimento. Na farinha de aveia encontramos uma boa concentração de betaglucana, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção de gordura e regula a glicemia no sangue.

A farinha é fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco e outros. Ela possui grande poder de saciar o organismo

 FARINHA DE TAPIOCA

 Ela é obtida através da fécula da mandioca, a farinha de tapioca é isenta de glúten e é ótima para substituir pães, panquecas e outros alimentos feitos com farinha de trigo.

 Receita de Crepioca

– 6 colheres de tapioca

– 2 ovos batidos

 Misturar os ingredientes e colocar numa frigideira, o recheio pode ser a gosto, queijo, presunto, carne, frango, chocolate…

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile