Para a retomada das atividades os feirantes estão renovando os visuais nas embalagens, a fralda da banca e, principalmente, prontos para cumprir os procedimentos impostos pelo decreto governamental na luta contra o Covid-19
Os produtores rurais e artesãos da economia solidária foram informados das datas para o retorno das Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que será no dia 30 de junho. Eles também estão recebendo as novas normas que, obrigatoriamente, devem ser cumpridas pelos clientes e feirantes no local.
Sandro da Silva Oliveira (30) produtor rural há 20 anos e feirante à 6 anos junto com sua esposa Viviane de Oliveira Rocha (29) na “Goma fresca Dona Célia”, explicou que para cada produtor e ajudante ficou obrigatório:
-O uso de máscaras, luvas, álcool em gel.
-Máximo de 2(duas) pessoas por banca
-A limpeza e desinfecção do ambiente deve ser constante
-Os feirantes do grupo de risco (diabéticos, idosos e CRIANÇAS ) não é aconselhado ir trabalhar na feira.
“O não cumprimento das regras, normas e procedimentos impostos pelo decreto governamental acarretará em punições legais previstas tanto no decreto, quanto no regulamento de nossas feiras”, consta na informação passada para os feirante pelos organizadores das feiras.
Segundo o produtor Sandro da Silva Oliveira os feirantes estão ansiosos e muito preocupados, também, porque a pandemia do covid-19 não passou e a população não está muito atenta às normas de prevenção e segurança sanitaria. “Mas a organização não para, nossa família sempre está atenta e toma todos os cuidados para não adoecer”.
Sandro e Viviane estão com seus produtos prontos para a comercialização:
Diminui frequência
Para a volta das feiras, Artemir Guerra de Oliveira Souza, 30, que vende produtos artesanais na “Banca de Dona Marlene”, contou que já estão planejando a produção e a quantidade de castanhas para embalar.
Outra atividade que estão realizando para encarar a abertura da feira, são as novas apresentações visuais das embalagens. Também a banca terá novas fardas e novos banners.
“Nessa volta vamos diminuir a frequência em algumas edições, pois as pessoas que trabalham na feira são maiores de 60 anos e estão no grupo de risco. Mas, dependendo do desempenho das feiras, vamos voltar a contratar alguns ajudantes “, explicou.
Segundo Artemir, nessa edição da feira, Dona Marlene, 61, que é a cara da empresa, não poderá frequentar as feiras por causa da sua idade.
O produtor é precavido e se prepara para enfrentar dificuldades. “Nessa volta vamos aumentar a presença de nossa marca, para que os clientes tenham nosso contato caso haja outro tipo de paralisação. Teremos novo cartão de visita, focados na divulgação do nossos serviço delivery “.
Confira a lista de produtos da banca de Dona Marlene:
Texto Dulce Maria Rodriguez
Foto: Archivo