Os flamingos são aves lindas e formosas pela sua cor
Márcia Ximenes Nunes
A plumagem da ave flamingo será sempre vermelha, as patas longas e o bico espesso e curto. São aves altas com pernas compridas, medindo de 102 a 122 centímetros de comprimento. As asas são grandes e as pernas e o pescoço são longos, com as pernas e os pés com coloração rósea.
Sua coloração rósea são devido a sua alimentação (plâncton, larvas, insetos, algas, pequenos moluscos e crustáceos como o camarão) que é baseada em alimentos ricos em carotenóides, eles são os responsáveis pela cor rosa do flamingo.
Os carotenóides são importantes pigmentos lipossolúveis ( o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de substância se dissolve em substâncias orgânicas, sendo absolvida pelo organismo) responsáveis pelas cores laranja, amarela e vermelha presentes em bactérias, algas, fungos e vegetais.
A alimentação é realizada através da filtragem da água. Ele coloca seu bico na água, sugando-a e passando de um lado para o outro filtrando e segurando o alimento com a língua.
Na América está presente desde o norte do Continente Americano e Antilhas até o Pará e Amapá, no Brasil, mas só se reproduz no Amapá.
Os flamingos vivem em lagos, pântanos e regiões úmidas.
Na nossa alimentação também temos alimentos ricos em carotenóides, como: o tomate, abóbora e cenoura.