Cada vez mais comuns nas cidades, as hortas são o local onde são cultivados legumes, hortaliças, temperos e até ervas medicinais, é chamada de Olericultura o ramo da agricultura que engloba a horticultura.
Cultivar uma horta em casa pode ser bom não só na área da alimentação como também para nossa saúde mental, além de embelezar jardins ou sacadas. O cultivo de plantas pode auxiliar no aumento da produtividade, reduzir o estresse e ainda ajudar com a concentração, além disso, ao mexer com a terra nos conectamos com a natureza, fazendo com que o corpo libere endorfina, que é o hormônio da felicidade e do bem-estar.
Ter uma horta é uma economia no mercado, permite a ingestão de alimentos orgânicos e frescos, muito mais saudáveis, e também auxilia a reduzir o impacto ambiental, sendo totalmente sustentável.
Para começar uma horta deve-se primeiro conseguir um bom local para o plantio, ele deve ser plano, receber iluminação solar e um vento leve, pode ser em um canteiro ou em vasos caso deseje uma horta menor.
Os utensílios geralmente utilizados para o cultivo são: enxada, pá, tesoura de poda, colher de transplante, pulverizador e regador, mas isso depende do tamanho da horta que deseja cultivar, além de que, eles podem ser substituídos por itens que temos em casa, como tesoura, grandes colheres e garrafa pet para regar.
Após preparar o solo é hora de plantar o que foi escolhido, as plantas mais fáceis para iniciar são: salsa, hortelã, manjericão, abóboras, batata-doce, quiabo e as pimentas.
Outro item muito importante é a adubação, com ela é que pode-se garantir que as plantas crescerão saudáveis e fortes, para se ter uma horta bonita e que de resultados, é necessário muita consistência e cuidado diário.