Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Os alimentos energéticos

Uma pirâmide alimentar saudável é dividida em 3 partes, sendo elas compostas por alimentos reguladores, que são os legumes frutas e verduras responsáveis por fornecer nutrientes e minerais, alimentos construtores, que são os ricos em proteínas como o leite e seus derivados, ovos e carnes, e finalmente os alimentos energéticos, que como o nome já diz, são úteis para dar energia ao organismo, são eles principalmente os carboidratos.

Vamos ver alguns alimentos energéticos importantes para nossa saúde:

1. Cereais

 A aveia, a quinoa, o centeio, o milho e o arroz são perfeitos exemplos para cereais, esses grãos têm alto teor de carboidratos, e neles também encontramos proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e fibras.

2. Massas

O macarrão, ou até mesmo o macarrão integral, reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol, sendo considerado um alimento com baixos níveis glicêmicos.

3. Tubérculos e raízes

Exemplos como a batata-doce, a mandioquinha e o inhame são ricos em amido, que se transforma em glicose, ou seja, é convertido em energia pelas células e além disso também possui um grande teor de fibras.

Também é importante citar as gorduras boas, são as gorduras insaturadas, que vem da natureza, encontradas em produtos de origem vegetal e animal, essas gorduras auxiliam na construção de células, ajudam na manutenção da temperatura do corpo, protegem os órgãos vitais e auxiliam no transporte de vitaminas, são elas os azeites, as castanhas, o chocolate amargo e a semente de girassol, por exemplo.

Sair da versão mobile