A Operação Verde Brasil 2 não parou, as Forças Armadas brasileiras, combateram os ilícitos ambientais na Amazônia Legal nem na noite de Natal 25). Militares da Marinha e do Exército realizaram apreensões de embarcações transportando madeira e ocuparam madeireira, respectivamente, em Santarém e em Itaituba, no estado do Pará.
Ao realizarem Inspeção Naval, abordaram e detiveram dois comboios na foz do Rio Arapiuns, em Santarém-PA.
Os comboios, compostos por duas balsas cada um, que transportavam irregularmente toras de madeiras extraídas na região, foram detidos e escoltados para a Ponta Maria José, para a realização da avaliação pelos órgãos ambientais.
Em Itaituba-PA, militares do Exército ocuparam uma madeireira com aproximadamente 42 mil m³ de madeiras apreendidas nesta semana. A presença da tropa tem por objetivo evitar o escoamento desse material.
A missão, ainda sem previsão de término, contou com o apoio logístico da Aviação do Exército no transporte dos militares.
Todas as ações ocorreram sob a coordenação do Comando Conjunto Norte, dentro da Operação Verde Brasil 2, que, além das Forças Armadas, conta com a colaboração de 11 órgãos governamentais.
*Com informações das Forças Armadas