Boa Vista (RR) – Uma das principais pistas de pouso utilizadas pelo garimpo ilegal na área da Terra Indígena Yanomami foi destruída pelas Forças Armadas, na tarde de quarta-feira, 18 de setembro.
Com 450 metros de comprimento e 12 metros de largura, a pista de pouso clandestina estava localizada nas proximidades do rio Couto Magalhães, região conhecida como Garimpo do Rangel, e era utilizada como um dos principais pontos de apoio na rota logística do garimpo ilegal.
Militares especializados do 6º Batalhão de Engenharia de Construção, por meio de uma ação coordenada, utilizaram mais de 70 quilos de explosivos para a explosão, de modo a impactar a estrutura da pista de pouso.
A operação foi conduzida pelo Comando Operacional Conjunto Catrimani II e coordenada pela Casa de Governo de Roraima. “A destruição de pistas causa um impacto significativo na logística do garimpo”, afirmou o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino. Ele ressaltou que, sem estruturas de pouso para voos ilícitos, os garimpeiros enfrentarão muito mais dificuldade para continuar suas atividades, o que pode desmotivá-los a permanecer na região.
*CMA